Respostas
- Identifique e apresente a obra analisada
Não deixe o leitor confuso. Nas primeiras linhas do texto, esclareça qual é a obra resenhada. Apresente o nome do autor, ano de publicação e outras informações bibliográficas importantes.
- Faça um panorama inicial
Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. Sobre o que fala a obra? Quais são as principais ideias trabalhadas? Qual foi o objetivo do autor com o material?
Com isso, você estará contextualizando o público e preparando-os a respeito do que será discorrido no texto.
- Descreva a estrutura da obra
É importante destacar a estrutura do objeto. Se for um livro, ele é dividido em capítulos? Qual é o modo narrativo do texto? Se couber ou for necessário, ainda é interessante dizer de forma suave o número de páginas.
- Discorra sobre conteúdo
Agora assim, hora de resenhar! Conte, em suas palavras, o que foi dito no texto. Cuidado com o tamanho, não estamos trabalhando nem com sinopses e nem com uma releitura da obra. Encontre o meio termo trabalhando com aquele recorte que já falei acima.
Neste momento, não é hora de apresentar opiniões próprias ou interferir nas ideias propostas pelo autor.
- Faça sua análise crítica
Caso a resenha seja crítica, a hora de analisar sistematicamente o conteúdo é logo após a parte descritiva.
Ao fazer esta análise, cuidado: opiniões devem ter embasamento. Busque por autores que pensam como você, justifique as ideias a partir de exemplos concretos e tome cuidado para não transformar esta parte em algo “pessoal demais”, pois o fato pode tirar toda a sua credibilidade enquanto autor.
- Identifique o público-alvo e faça recomendações
Para quem é aquele texto? Quem pode tirar proveito da leitura da obra? É interessante sinalizar o público-alvo da obra no meio da resenha. Isso facilita o trabalho de quem entrar em contato com o seu texto e segmenta a produção de forma assertiva.
- Discorra um pouco sobre o autor
Quem escreveu/produziu o conteúdo é um jornalista? Poeta? Cineasta? Médico? Faça um pequeno balanço a respeito da vida do autor do conteúdo resenhado e apresente um ou dois outros títulos famosos (quando for o caso).
Um tipo de panorama inicial para se utilizar dentro de uma resenha serve como as primeiras impressões que temos ao ler um capítulo inicial de um filme ou as primeiras cenas de um filme, por exemplo.
O panorama inicial e a resenha crítica
Quando estamos interpretando e dando os nossos próprios pontos de vista sobre uma determinado obra, temos sempre um panorama inicial sobre este trabalho, que seria uma relação inicial que poderá mudar conforme a obra for sendo analisada por completo.
Deve se levar em conta a opinião do autor sobre algum determinado fato ou obra, guiando o leitor na sua crítica e reflexão.
Veja mais sobre a resenha em
https://brainly.com.br/tarefa/33790815
#SPJ2