Respostas
Se for pelo coronavirus, o país é a Itália que tem mais de 80 mil casos
Espero ter ajudado -3-
Resposta:
A Europa está correndo contra o tempo para evitar uma maior propagação do coronavírus. Nos países mais afetados, medidas drásticas estão sendo colocadas em prática, como é o caso da Itália. Porém, outros países também estão fechando e controlando fronteiras, proibindo voos e até mesmo reuniões de pessoas.
Enquanto o epicentro do coronavírus, a China, comemora a diminuição do número de novos casos, a todos os países da Europa já registraram casos da doença. Confira abaixo a situação de cada país.
Itália
O país apresenta o maior número de casos da Europa. O governo italiano praticamente proibiu a circulação e reunião de pessoas. Hoje é o primeiro dia de restrições de movimentos em todo o território italiano, onde o coronavírus já matou 463 pessoas e infectou quase 8 mil no país.
Por lá, não é possível deslocar-se de uma cidade para outra, a menos que seja por três razões específicas: trabalho, saúde ou uma emergência, pelas quais a pessoa em trânsito deve certificar em um documento.
O governo suspendeu as aulas em faculdades e universidades em toda a Itália até 3 de abril e proíbe expressamente "qualquer forma de aglomeração de pessoas em locais públicos".
As competições esportivas em áreas públicas ou privadas estão suspensas, como partidas de futebol, com exceção do treinamento de atletas para os Jogos Olímpicos, que podem utilizar esses espaços a portas fechadas.
Nas ruas, as pessoas devem manter uma distância recomendada de um metro uma da outra, os idosos devem permanecer em casa e os bares e restaurantes só estarão abertos das 6h (hora local) às 18h (hora local).
Cinemas, teatros, discotecas, museus ou bibliotecas estão fechados, assim como os eventos religiosos.
O governo lembrou que o decreto permite que as pessoas vão às compras como de costume e pediu calma, a fim de evitar aglomerações para fornecer alimentos, porque as mercadorias podem transitar por toda a Itália e não haverá escassez.
Espanha
Em apenas um dia, o número de pacientes com coronavírus na Espanha mais que dobrou e agora já somam 1.622 casos, além de 35 mortes até o momento. Por lá, o Ministério da Saúde decidiu fechar escolas e e instituições de ensino de Madrid, Vitória e Labastida, no País Basco.
O governo espanhol decidiu suspender voos diretos para a Itália, após ter sido anunciado que o país colocou todo o território em quarentena. Já os eventos esportivos continuam, mas a portas fechadas, ou seja, sem público.