Os riscos ergonômicos de trabalhar sentado: quem quer que tenha passado um longo período nessa posição já percebeu que trabalhar sentado causa dor nas pernas, dor nas costas e outros tipos de incômodos posturais. Isso ocorre porque, quando nos sentamos, geralmente temos a tendência de nos inclinarmos para a frente, o que acaba resultando uma curvatura inadequada da coluna. Isso acontece especialmente em funcionários de escritório, por exemplo. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2019. Sobre trabalho sentado, a seguir avalie as situações propostas e assinale V para verdadeiro e F para falso: I. Sempre que houver possibilidade de realizar o trabalho sentado, o posto de trabalho deve ser planejado e adaptado para tal. II. Para trabalhos sentados, após análise ergonômica poderá ser exigido apoio para os pés. III. No trabalho realizado sentado o suporte para o pé quando necessário deve ter comprimento médio que atenda a maioria das pessoas no setor. IV. Na realização de trabalhos em pé não há necessidade de assentos para descanso, uma vez que o trabalho não é realizado sentado. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, V, F. Alternativa 2: F, F, V, F. Alternativa 3: V, F, V, F. Alternativa 4: F, V, F, F. Alternativa 5: V, V, F, F.
Respostas
Resposta:
acho que deve ser a alternativa 5
Resposta:
Alternativa 5: V, V, F, F.
Explicação:
I. Sempre que houver possibilidade de realizar o trabalho sentado, o posto de trabalho deve ser planejado e adaptado para tal.
VERDADEIRO, vide p. 116 do livro.
“17.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para essa posição.”
II. Para trabalhos sentados, após análise ergonômica poderá ser exigido apoio para os pés.
VERDADEIRO, vide p. 69 do livro.
“Se a mesa for fixa, deve-se ajustar a cadeira e se, após ter regulado a cadeira, os pés não tocarem com a planta deles no chão, deve-se providenciar um apoio para os pés (IIDA, 2005) e pode-se inserir o apoio dos pés para descansá-los e movimentá-los mesmo se os pés tocarem com a planta no chão.”
VERDADEIRO, vide p. 116 do livro.
“17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devem ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho poderá ser exigido suporte para os pés, (...)”
III. No trabalho realizado sentado o suporte para o pé quando necessário deve ter comprimento médio que atenda a maioria das pessoas no setor.
FALSO, vide p. 116 do livro.
“17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devem ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho poderá ser exigido suporte para os pés, de forma que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.”
IV. Na realização de trabalhos em pé não há necessidade de assentos para descanso, uma vez que o trabalho não é realizado sentado.
FALSO, vide p. 117 do livro.
“17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados em pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.”