TEXTO IAs políticas de saúde ocorreram, na virada do século XIX para o século XX, com as mudanças no modo de produção, aliando autoritarismo ao nascente cientificismo europeu. Oswaldo Cruz, oriundo do Instituto Pasteur, enfrentou as epidemias da época (febre amarela e varíola) que ameaçaram a "saúde dos portos" e a agroexportação por meio de campanhas com vacinações e inspeções sanitáriasTEXTO IIEntre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro viveu o que a imprensa chamou de "a mais terrível das revoltas populares da República". O cenário era desolador: bondes tombados, trilhos arrancados, calçamentos destruídos – tudo feito por uma massa de 3 000 revoltosos. A causa foi a lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola. E o personagem principal, o jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz.De acordo com os textos, no início da República, as ações sanitárias implantadas pelo governo foram Aenfraquecidas pela falta de legislação voltada para a saúde. Bfortalecidas pelo grau de conscientização da população. Crespeitadas pelos diversos segmentos sociais que apoiaram o governo. Dprejudicadas pelos interesses políticos que pri ori zava m as exportações. Eassimiladas pela sociedade insatisfeita como autoritarismo nocivo à população
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
1
A alternativa A está correta.
O processo da Revolução Sanitária, teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde.
Deste modo, para ser mais exato, nessa conferência, ocorreram propostas da Reforma Sanitária, resultando na criação da universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde o SUS.
Atualmente, no âmbito estadual, as ações são negociadas pela Comissão Intergestores Bipartite e deliberadas pelo Conselho Estadual de Saúde.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás