• Matéria: Sociologia
  • Autor: isagomes2219
  • Perguntado 6 anos atrás

Aristóteles afirma que um homem sem cidade é como "uma pedra solitária no jogo de damas". Uma pedra de dama sozinha no tabuleiro não tem função. Ela só adquire significado quando se associa a outras pedras num jogo. Essa expressiva metáfora implica que os homens só se realizam numa pólis. O indivíduo só pode viver bem quando se associa a outros numa comunidade. Essa ideia não surgiu com Aristóteles: era a visão geral dos gregosA chamada "vida boa", para Aristóteles, se realizava na medida em que os indivíduos desenvolviam, no meio social, a Avirtù – qualidade almejada do bom governante. Bmaiêutica – habilidade individual de criar ideias. Cdiké – surgimento espontâneo do ideal de justiça. Daretê – busca coletiva pela excelência humana. Efortuna – culto à deusa associada ao destino

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

A alternativa correta está em: Essa expressiva metáfora implica que os homens só se realizam numa pólis.

A filosofia assim como a política surgiram na mesma época, que a pólis foi desenvolvida e com isso, o exercício da cidadania passou a ser colocado em prática naquele espaço, contribuindo para a democracia ocidental como um todo.

Sabendo disso, vemos que os filósofos daquele período foram chefes políticos e legisladores, buscando teorias que ajudassem na convivência de toda a população explicando não só o coletivo como o individual e como o homem se relaciona com o questionamento.

Perguntas similares