• Matéria: Sociologia
  • Autor: Raelziinho5710
  • Perguntado 7 anos atrás

Os militares da Coreia do Sul realizaram disparos de artilharia, no âmbito de treinamentos, na costa leste do país, próximo da fronteira com o seu vizinho do norte, no meio de tensões na península coreana. [...] Durante os exercícios, os militares treinaram ações em caso de provocações no mar da parte da C oreia do Norte, destacou a agência. [...] Os militares disseram também que a Coreia do Norte "pode realizar ações provocatórias imediatas de qualquer forma e a qualquer hora"O texto anterior refere-se a um conflito que se originou a partir Ade 1950, quando tropas sul-coreanas invadiram a Coreia do Norte sob o pretexto de violação do paralelo 38°, com o intuito de fortalecer o capitalismo. Bdo Tratado de Versalhes, que prejudicou a Coreia do Norte, não a contemplando com as terras férteis ao longo dos rios Hangang, Geumgang, Yeongsangang e Nakdonggang. Cde interesses geopolíticos da União Soviética e dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, que criaram divergências entre os sistemas políticos e econômicos das duas Coreias. Ddo fim da União Soviética, que apoiava economicamente e militarmente a Coreia do Norte, cujo regime ditatorial prevalece desde a Conferência de Potsdam, em 1945. Ede 1962, quando aviões espiões sul-coreanos id entifica ram uma base de lançamen to de mísse is próximo à fronteira entre as Coreias, em um conflito que ficou conhecido como Crise dos Mísseis.

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

É correta a alternativa C, tendo sido a Guerra da Coreia (assim como a Guerra do Vietnã, ocorrida pouco depois) um dos eventos da Guerra Fria em que a disputa militar indireta entre Estados Unidos e União Soviética se tornou mais clara.

As duas superpotências do período tentavam expandir a sua área de influência, sendo o apoio a grupos organizados em países ainda não alinhados com capitalismo ou socialismo uma forma de atingir estes objetivos.

Até hoje o país se encontra dividido, havendo forte militarização de ambas as partes e o medo de que um conflito, em essência civil, acabe causando grandes perdas humanas e materiais.

Perguntas similares