Respostas
Resposta:Pré-sal é um conjunto de rochas nas porções marinhas do litoral brasileiro com potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural. Essas rochas estão localizadas abaixo de camadas de sal, podendo atingir mais de 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. aumenta importância da indústria do petróleo na economia.
Na análise só da nossa participação, somando a produção de petróleo e gás natural como o setor de refino, o nosso peso na indústria brasileira passou de 9,7% para 13,4%.
Resposta:1 – O que é pré-sal?
O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas encontrada sob uma profunda camada de rocha salina no fundo do mar, formada há mais de 100 milhões de anos. Essas reservas são compostas por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial.De acordo com a nova Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, a indústria extrativista dobrou a participação na composição do Produto Interno Bruto (PIB). O peso do setor dentro do cenário industrial nacional saltou de 5% em 2000 para 11,2% em 2010. Entre as explicações para o salto está a descoberta do pré-sal, em 2006, que aumentou a importância da produção de petróleo na economia brasileira.
Na análise só da nossa participação, somando a produção de petróleo e gás natural como o setor de refino, o nosso peso na indústria brasileira passou de 9,7% para 13,4%. Os 3,5 pontos percentuais a mais significam uma alta superior a do setor automotivo no período.
O refino de petróleo, por exemplo, subgrupo da indústria de transformação, passou de 8% para 10,3%. Outro exemplo do efeito Petrobras é o setor naval. Hoje, segundo a pesquisa, é 10 vezes maior do que no ano 2000. A indústria pontuava com 0,02% e aparece agora com 0,25%.
Somos responsáveis por esta recuperação do setor. Com a perspectiva de dobrar a produção para 4,2 milhões de barris de petróleo por dia até 2020, encomendamos ao setor naval, para entrega entre 2012 e 2020, 28 sondas de perfuração, 49 navios, 38 plataformas de produção e 146 barcos de apoio.
Dos barcos de apoio, sessenta e uma embarcações estão em construção e 26 já foram entregues.O conteúdo nacional dessas obras varia de 55% a 75%. A primeira sonda brasileira, com conteúdo local de 55%, será entregue em 2015. Das plataformas de produção, 9 já foram entregues e 29 estão por vir com conteúdo local entre 65 e 75%. Os números são relevantes para uma indústria que retomou sua capacidade de realização a partir de 2003.