Com a necessidade surgida a partir da ampliação das possibilidades, diversifica-se o espaço de atuação do pedagogo. Essa ultrapassa os muros escolares, adentrando os espaços não escolares. (LEMOS; CABRAL, 2015, p.3)
LEMOS, I. B.; CABRAL, C. L. de O. O pedagogo e os campos de atuação não escolar: desafios/dificuldades para inserção desse profissional. Revista Fundamentos, V.2, n.2, 2015. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí. ISSN 2317-2754.
Leia as afirmações relacionadas à temática em questão, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras, (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Não há qualquer relação entre a história da Pedagogia e as necessidades sociais estabelecidas a cada contexto histórico. Trata-se de uma questão pedagógica.
( ) O pedagogo não escolar não pode ser considerado como um agente político, já que ele não possui qualquer vínculo com partidos ou associações comunitárias.
( ) O pedagogo não escolar é um agente político, visto que suas ações tendem a causar impactos em problemas sociais.
A sequência correta é:
Selecione uma alternativa:
a)
F, F, F.
b)
F, V, F.
c)
F, F, V.
d)
V, F, V.
e)
V, V, F.
Respostas
Resposta:
AV1 pedagogia em espaços nâo escolares
1: c) F, F, V
2: c) I, III e IV, apenas
3: c) V, V, F
4: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
5: d) A Pedagogia social é uma modalidade de educação não escolar em que o pedagogo atua como mediador de conflitos e estabelece as relações necessárias a fim de dar apoio educacional
Explicação:
corrigidp pelo ava
Os pedagogos apresentam atribuições específicas, de forma que não podem ser assemelhados a agentes políticos, uma vez que sua função, juntamente aos educadores, está restrita ao desenvolvimento da conscientização política dos educandos.
Diante disso, diferentemente de um agente político, deve promover a conscientização por meio do intelecto e reflexão, ao passo que a opinião política será desenvolvida pelos estudantes de forma autônoma.