7) 3. Além da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança existem as Comissões Internas de Biossegurança, que desempenham um papel muito importante em todas as questões relacionadas com a biossegurança.
A Lei n° 11.105, de 24 de março de 2005, se refere a todos os organismos geneticamente modificados. Com base nestas informações sobre a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, assinale V para verdadeiro e F para falso nas assertivas a seguir:
( ) A Lei n° 11.105, de 24 de março de 2005, foi aprovada com a finalidade de estabelecer mecanismos de fiscalização sobre construção, cultivo, produção, manipulação, transporte, transferência, importação, exportação, armazenamento, pesquisa, comercialização, consumo, liberação no meio ambiente e descarte de organismos geneticamente modificados e de seus derivados.
( ) As principais diretrizes desta lei não estão relacionadas com o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal.
( ) O cumprimento da lei não é obrigatório para todos os órgãos que desenvolvem atividades referentes aos organismos geneticamente modificados.
( ) Todas as empresas devem comprovar sua idoneidade técnico-científica através da apresentação do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB), que será emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
a) V – V – F – V.
b) V – F – F – V.
c) V – F – V – V.
d) F – F – F – V.
e) V – F – F – F.
8) A elaboração do Mapa de Risco possibilita fazer um diagnóstico da situação de segurança e saúde ocupacional do local que está sendo avaliado. O mapa deve ser elaborado pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Marcos é diretor do Laboratório de Análises Clínicas Vida Mais e acabou de solicitar a todos os setores que elaborem o mapa de risco referente a cada setor. Com base nestas informações, o que deve ser utilizado para a elaboração do mapa de risco e como os riscos podem ser representados?
a) Planta completa da empresa; cores e círculos que são padronizados por quem está elaborando o mapa.
b) Relatório com a avaliação de todos os funcionários do setor; através de um relatório completo.
c) Desenho do local elaborado por todos os funcionários do setor; triângulos e quadrados padronizados.
d) Planta baixa do local; cores e círculos padronizados.
e) Relatório do gerente da empresa; cores e círculos padronizados.
Respostas
Resposta:
7) b (v,f,f,v)
8) d
Explicação:
8) Todo mapa de riscos deve ser elaborado utilizando-se a planta baixa
do local. Todos os riscos devem ser representados através de cores e
círculos padronizados. (Bioética e biossegurança, Paulo Heraldo Costa do Valle 2016)
Resposta:
7: V – F – F – V.
8: Planta baixa do local; cores e círculos padronizados.
Explicação:
7: Podemos afirmar que a Biossegurança no Brasil tem a finalidade de definir os mecanismos que estão envolvidos com a fiscalização das atividades relacionadas aos organismos geneticamente modificados (OGM) e, ainda, todas as questões que estão envolvidas com as pesquisas científicas como as células-tronco embrionárias. A lei que trabalha essas questões é a Lei de Biossegurança nº 11.105 de 24/03/2005, que revogou a Lei nº 8.974 de 05/01/1995.
8: Todo mapa de riscos deve ser elaborado utilizando-se a planta baixa do local. Todos os riscos devem ser representados através de cores e círculos padronizados.