• Matéria: História
  • Autor: garciagb0
  • Perguntado 7 anos atrás

como divide-se o tempo em que o homem encontra-se sobre a superfície terrestre?​

Respostas

respondido por: lookgang2
0

Resposta:

Historicamente, a ciência que tem por objeto o estudo da superfície terrestre é a geografia. Tomando a geografia como ciência da superfície terrestre, Neef (1967) apresenta os três axiomas desta ciência, a saber: Axioma Planetário: todos os fatos geográficos estão diretamente ligados à Terra enquanto planeta; Axioma da Paisagem: em todos os pontos da superfície da Terra, seus elementos, componentes e fatores constituintes encontram-se em várias relações e correlações de acordo com as leis da natureza; Axioma Corológico: todos os fatos geográficos têm uma localização na superfície terrestre que é marcada pelo seu sítio, mas especialmente pelas relações com os locais e áreas adjacentes.

Diversas teorias para explicar a formação da superfície terrestre e suas variações internas (paisagens) têm sido formuladas por diversos pesquisadores, como a teoria das zonas naturais de Vasily Dokuchaev ou a ideia de cosmos em Humboldt. A partir da década de 1960, a incorporação da teoria dos sistemas aos fundamentos postulados por Humboldt, Dokuchaev e seus seguidores, deu sustentação à proposição da teoria do geossistema, por Viktor Borisovich Sochava, sendo o modelo mais atual para o estudo da superfície terrestre.

Para geografia a superfície terrestre é constituída por uma camada dura denominada de litosfera, integrada a hidrosfera e uma cobertura de seres vivos e grandes obras do homem, como cidades, estradas, barragens, etc. A superfície terrestre é coberta em sua maior parte pelos oceanos. Em contato com a superfície terrestre está a atmosfera, capaz de modificar consideravelmente a superfície da Terra.

Todavia, com a necessidade de explicar os padrões espaciais formados pelos processos sociais (políticos, econômicos e culturais), alguns geógrafos têm formulado outros objetivos e categorias analíticas, que, por vezes não consideram todos os processos de funcionamento e mudança da superfície terrestre, mas apenas os padrões formados pela dinâmica social. Neste sentido, o estudo dos processos da superfície terrestre são realizados pela geografia física e suas subdisciplinas da crota terrestre.

Explicação:se divide em bilhoes de anos

respondido por: RaposaGames179
0

A superfície terrestre corresponde à porção mais externa da crosta terrestre, é o lugar onde o ser humano habita e manifesta a suas atividades. A sua porção continental, isto é, a sua localização acima do nível dos oceanos é chamada de terras emersas, e sua porção oceânica é chamada de terras imersas, que ocupam 71% de toda a sua área.

Ao contrário do que muitos pensam, a ciência que estuda a superfície terrestre não é a Geografia. Na verdade, essa é apenas uma entre as diversas áreas do conhecimento que procuram compreender essa dimensão da Terra, cada uma com a sua respectiva abordagem.

Entre várias abordagens sobre a superfície da Terra, cita-se várias concepções científicas, seja para representação em mapas (Cartografia), seja para a sua composição molecular (Química), seja para o estudo dos seres vivos que nela se manifestam (Biologia), ou até para compreender a sua estruturação e transformação pelas atividades humanas (Geografia), dentre várias outras possibilidades.

                                                                         Espero ter ajudado!

Perguntas similares