2)
Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como“[...] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [...]” (FOUCAULT, 2012, p. 60).
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:
I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos.
II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso.
III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido.
IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito. Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e IV, apenas.
b)
II, III e IV, apenas.
c)
III e IV, apenas.
d)
I, II, III e IV.
e)
I e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
178
Resposta:
todas estão corretas, então resposta D
Explicação:
respondido por:
65
Os estudos de Foucault também podemos destacar sua ótica sobre, o exercício de poder e como ele se dá nas sociedades modernas, dialogando sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social. Logo, a alternativa D se apresenta como correta.
Segundo Foucault exercício de poder parte de seus agentes sociais, que reproduzem a estrutura social como por exemplo nas instituições disciplinares, que colocam o aluno em uma organização que define sua formação os coagindo para que não se recusem às regras e normas.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/10518482
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás