Max Weber foi um importante sociólogo da racionalidade em associação com as estruturas administrativas, tanto que foi o precursor da chamada burocracia. Em seu pensamento, para caracterizar o Estado Moderno, era preciso comparar as sociedades burocratizadas e entender como a burocracia afetava e fazia parte do cotidiano das pessoas. SILVA, Beatriz Elena Barud; MELLO, Rosimery Medeiros de. Ética, Processos Decisórios e Negociação aplicados à Gestão Pública, Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. Mediante esse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta sobre as características dessas sociedades na visão Weber. Alternativas Alternativa 1: A sociedade moderna é fundamentada na dominação pelas crenças. Alternativa 2: A sociedade tradicional, para Weber, era dominada pelo império da lei. Alternativa 3: Em sociedades mais racionais, a dominação social baseia-se em crenças que forjam um novo homem, que relaciona Deus e a razão. Alternativa 4: Em seus comentários, Weber acreditava que a sociedade moderna chegaria a decadência ao se afastar dos preceitos teológicos para construir as suas instituições. Alternativa 5: A sociedade moderna iniciou uma nova visão em contraponto à sociedade tradicional, nas quais as regras foram mantidas mais pela força da tradição do que pela força.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5: A sociedade moderna iniciou uma nova visão em contraponto à sociedade tradicional, nas quais as regras foram mantidas mais pela força da tradição do que pela força.
Explicação:
Alternativa 1: A sociedade moderna é fundamentada na dominação pelas crenças. [Não, é pela força da LEI e da razão]
Alternativa 2: A sociedade tradicional, para Weber, era dominada pelo império da lei. [Não, das crenças]
Alternativa 3: Em sociedades mais racionais, a dominação social baseia-se em crenças que forjam um novo homem, que relaciona Deus e a razão. [Na sociedade racional a dominação é pela força legal. Nessa resposta descreveu a sociedade tradicional]
Alternativa 4: Em seus comentários, Weber acreditava que a sociedade moderna chegaria a decadência ao se afastar dos preceitos teológicos para construir as suas instituições. [Não, ao contrário, ela deveria ser burocratizada baseada na dominação legal]
Alternativa 5: A sociedade moderna iniciou uma nova visão em contraponto à sociedade tradicional, nas quais as regras foram mantidas mais pela força da tradição do que pela força [legal] .
"Para Max Weber, o Estado Moderno e o capitalismo forjam um novo homem, um indivíduo que é obediente ao direito racional, as regras estabelecidas pelo Estado. Portanto, sob a ótica weberiana vivemos no império da lei e da razão. A educação também está emaranhada nessas concepções de racionalização e burocratização do Estado moderno."
"Nas sociedades antigas a influência da tradição era um importante mecanismo de dominação social. A dominação era a probabilidade dos indivíduos obedecerem às regras. No caso da dominação tradicional as regras eram compartilhadas pelas tradições e obedecidas baseadas nas crenças cotidianas na santidade das tradições e também pela dignidade pessoal que lhe atribuía à tradição (RODRIGUES, 2007)."