• Matéria: ENEM
  • Autor: drickersfg5327
  • Perguntado 7 anos atrás

[...] o medo se torna a primeira obrigação preliminar de uma ética da responsabilidade histórica. Jamais deveríamos confiar o nosso destino àquele que considere que essa fonte da responsabilidade, "o medo e o tremor" – naturalmente, jamais a sua fonte única, apesar de muitas vezes ela predominar, com razão, sobre as demais -, não seja suficientemente digna do status do homem. (JONAS, 2006) MOTTA, Ivan Dias da. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá, 2020. A partir da leitura do excerto de Hans Jonas (2006) e as explicações presentes na coletânea Conceituar, analise as assertivas a seguir: I. Para Jonas, o medo é uma obrigação ética. II. É necessário temer a finitude e a repetição das tragédias humanas. II. A dominação da natureza pela tecnociência garante liberdade, igualdade e fraternidade. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.

Respostas

respondido por: izaraksa
26

Resposta:

Alternativa 5: I, II, e III


nicealtenhofen02: A altern. III está duvidosa, pois diz: A dominação da natureza pela tecnociência garante liberdade, igualdade e fraternidade. No material fornecido consta: Na obra de Hans Jonas (2006), compreendemos que: A promessa de direitos humanos universais sucumbe, diante da realidade de bilhões de seres humanos, excluídos do sistema de consumo e dos avanços tecnológicos e científicos. -> logo, se existem excluídos, não tem como pregar igualdade. (nesta eu estou em dúvida)
gusreinhold: Não é alternativa 3, pois olha o que diz no material "Não se pode confiar nas promessas das utopias da modernidade, que imaginaram nosso tempo como aquele que, ao dominar a natureza pela tecnociência, garantiria liberdade, igualdade e fraternidade a todos os seres humanos. "
gusreinhold: Complementando. Alternativa I e II estão corretas, pois Hans Jonas defende a heurística do medo que segundo seu raciocínio é uma forma de emoção/sentimento que faz o homem agir de forma responsável com as gerações futuras temendo portanto a repetição de tragédias do passado e sua finitude.
gusreinhold: [ALTERNATIVA 05 ESTÁ ERRADA. ALTERNATIVA CERTA É A 3]: olha o que diz no material "Não se pode confiar nas promessas das utopias da modernidade, que imaginaram nosso tempo como aquele que, ao dominar a natureza pela tecnociência, garantiria liberdade, igualdade e fraternidade a todos os seres humanos."
gusreinhold: [ALTERNATIVA 05 ESTÁ ERRADA. ALTERNATIVA CERTA É A 3]: Complementando a resposta acima, veja que Hans Jonas via ser inviável, sobretudo utópico confiar na dominação da natureza pela tecnociência como forma de garantir liberdade, igualdade e fraternidade. A frase acima parafraseada encontra-se no material, no texto "Ética, Sociedade Tecnológica e Direitos Humanos".
nicealtenhofen02: Eu tbm acho que a I e II estão corretas e III não, pois se existem excluídos, não tem como pregar igualdade.
mercadoiskina: Alernativa 3 - apenas I e II estão corretas.
mercadoiskina: Alternativa 3 - apenas I e II estão corretas. III está incorreta pois segundo o texto "Não se pode confiar nas promessas das utopias da modernidade, que imaginaram nosso tempo como aquele que, ao dominar a natureza pela tecnociência, garantiria liberdade, igualdade e fraternidade a todos os seres humanos."
respondido por: kissterra100
23

Resposta:

Marquei a Alternativa 3.

Explicação:


nicealtenhofen02: Ao meu ver eu tbm acho que é a 03
kissterra100: Esta me parece mais plausível.
Perguntas similares