3) (Unicamp/2013) A história da doença de chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, carlos chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos.
A doença de chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa.
a) indique o agente causal da doença de chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por chagas.
b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?
Respostas
a)o causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma Cruzi. Esse protoctista flagelado é transmitido ao homem por meio das fezes contaminadas do inseto hemíptero conhecido popularmente por barbeiro ou chupança
b) O consumo de ação ou garapa pode transmitir o protoctista porque, durante o processo desses alimentos e bebidas ocorre a moagem.
*espero ter ajudado*
Resposta:
a) O agente causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi, e o vetor é um inseto denominado barbeiro, responsável pela transmissão dos protozoários de uma pessoa para outra. Um inseto barbeiro contaminado pica uma pessoa, geralmente durante a noite, e, enquanto suga seu sangue, defeca no local. Os protozoários presentes nas fezes são depositados sobre a pele da pessoa, que, ao coçar a lesão causada pela picada, leva-os para sua corrente sanguínea involuntariamente, ocorrendo assim a infecção.
b)A doença de Chagas pode ser adquirida ao consumir garapa ou açaí contaminados com as fezes do vetor ou mesmo com restos do próprio inseto contaminado, que pode ser esmagado durante o preparo desses alimentos. Os protozoários podem acabar entran-do no trato digestório das pessoas, penetrando posteriormente na corrente sanguínea. As medidas que podem ser tomadas para evitar a transmissão dessa doença ao consumir esses alimentos são: evitar a presença dos vetores no local de preparação e lavar cuidadosamente os alimentos antes do preparo, fervendo-os ou pasteurizando-os, para só depois consumi-los