• Matéria: Geografia
  • Autor: PedroGabriel25
  • Perguntado 7 anos atrás

Caracterize: desenvolvimento, subdesenvolvimento, países emergentes.​

Respostas

respondido por: carolainelmbp8qysy
5

Resposta:

Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento".  

Principais características dos países emergentes:

- Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixo e médio.

- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto.

- Renda per capita (PIB per capita) entre 5 e 8 mil dólares.

- Setor industrial em desenvolvimento.

- Crescimento da infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.).

- Atração de capital externo para investimentos nos setor produtivo.

- Aumento da instalação de filiais de grandes empresas multinacionais.

- Crescimento positivo na geração de empregos.

- Taxas elevadas de formação de capital.

- Mudanças significativas e positivas na estrutura social e econômica da população: diminuição da pobreza e aumento da classe média baixa.

- Existência de processo de êxodo rural (migração do campo para os centros urbanos).

 Observação: vale dizer que um país não precisa apresentar todas as características acima para ser considerado emergente, mas sim boa parte delas.

Países em desenvolvimento

Classificar países em desenvolvimento é uma difícil tarefa, visto que não existe um único critério para se realizar essa classificação. Além disso, os países considerados “em desenvolvimento” possuem características bastante variadas. Há, por exemplo, alguns países em desenvolvimento cuja população apresenta elevado padrão de vida, já outros apresentam população com médio padrão de vida.

Assim, algumas classificações consideram como países em desenvolvimento aqueles cuja qualidade de vida da sociedade varia entre média e elevada e cujo setor industrial, por ser recente, encontra-se em desenvolvimento. São, geralmente, menos industrializados que os países desenvolvidos e mais industrializados que os países subdesenvolvidos. A economia desses países apresenta dependência das grandes potências, e a distribuição de renda é ainda heterogênea.

Exemplos de países em desenvolvimento segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI):

Brasil

Argentina

Colômbia

Países subdesenvolvidos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são considerados subdesenvolvidos os países que apresentam baixos indicadores socioeconômicos. Essas nações apresentam PIB reduzido e baixa renda per capita. Os indicadores sociais de saúde, educação e nutrição são baixos, o que indica diversos problemas sociais, como fome, miséria e desemprego.

Esses países apresentam baixa industrialização e economia dependente dos países desenvolvidos. São considerados vulneráveis economicamente e apresentam expressivos setores agrícola e de serviços. As taxas de mortalidade infantil, mortalidade e natalidade são altas, indicando problemas sociais ligados, principalmente, à saúde, como má nutrição e falta de acesso a medicamentos.

Exemplos de países em desenvolvimento segundo a ONU:

Serra Leoa

Níger  

Haiti

Afeganistão

Perguntas similares