A BOLSA AMARELA - Capítulo 1: As vontades
Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não aguento mais o meu. Vontade assim todo o mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma vez e deixar de ser criança. Outra hora acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de menina. Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever. Já fiz tudo pra me livrar delas. Adiantou? Hmm! É só me distrair um pouco e uma aparece logo. Ontem mesmo eu tava jantando e de repente pensei: puxa vida, falta tanto ano pra eu ser grande. Pronto: a vontade de crescer desatou a engordar, tive que sair correndo pra ninguém, ver.Faz tempo que eu tenho vontade de ser grande e de ser homem. Mas foi só no mês passado que a vontade de escrever deu pra crescer também. A coisa começou assim: Um dia fiquei pensando o que é que eu ia ser mais tarde. Resolvi que ia ser escritora. Então já fui fingindo que era. Só pra treinar. Comecei escrevendo umas cartas:
Prezado André
Ando querendo bater papo. Mas ninguém tá a fim.Eles dizem que não têm tempo. Mas ficam vendo televisão. Queria te contar minha vida, dá pé? Um abraço da Raquel.No outro dia quando eu fui botar o sapato, achei lá dentro a resposta:
- Dá.
- André.
Parecia até telegrama, que a gente escreve bem curtinho pra não custar muito caro. Mas não liguei. Escrevi de novo:
' Querido André
Quando eu nasci minhas duas irmãs e meu irmão já tinham mais de dez anos. Fico achando que é por isso que ninguém aqui em casa tem paciência comigo: Todo mundo já é grande há muito tempo, menos eu. Não sei quantas vezes eu ouvi minhas irmãs dizendo: “A Raquel nasceu de araque. A Raquel nasceu fora de hora. A Raquel nasceu quando a mamãe já não tinha mais condição de ter filho”. Tô sobrando, André. Já nasci sobrando. É ou não é?
NUNES, Lygia Bojunga .
QUESTÃO 3 - A vontade de crescer da personagem Raquel ocorre porque: *
A diferença de idade entre as irmãs é muito grande.
As brincadeiras de criança não lhe são atrativas.
É comum de toda criança querer crescer antes da hora.
Não recebe a atenção que gostaria dos adultos familiares.
É ignorada por toda a sua família, principalmente pela mãe.
QUESTÃO 4 - Os termos em negrito, no texto, evidenciam um sentimento de: *
Revolta da personagem.
Questionamento da personagem.
Dúvida da personagem.
Angústia da personagem.
Certeza da personagem.
Jubiscreiso:
Informe os termos que estão em negrito, senão não há como responder a 'Questão 4'.
Respostas
respondido por:
48
Resposta:
Abaixo.
Explicação:
Questão 3:
A vontade de crescer de Raquel ocorre porque...
... Não recebe a atenção que gostaria dos adultos familiares.
Questão 4:
É necessário que você informe quais são as palavras destacadas em negrito do texto.
respondido por:
7
Resposta:
Explicação:
O livro "A bolsa amarela", escrito por Lygia Bojunga Nunes, e conta a história de Raquel, uma garota que possui três desejos simples:
Ser menino;
Ser adulta;
Ser escritora.
A bolsa amarela, então, surge quando a garota precisa de um local para guardar seus desejos e escondê-los da família. Entretanto, Raquel vai ganhando novos desejos e aumentando os desejos que já tinha, o que faz com que a bolsa também cresça e ela passe por algumas situações complicadas.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás