• Matéria: História
  • Autor: Evelyng14
  • Perguntado 7 anos atrás

VINTE PONTOS!

Elaborar as definições (explicações) acerca dos seguintes aspectos e conceitos históricos:
a) República Oligárquica;
b) Coronelismo;
c) Política dos Governadores;
d) Política Café Com Leite.

Respostas

respondido por: belmss
0

Resposta:

a)O período compreendido entre 1894 e 1930 é chamado de República Oligárquica porque, nessa época, o Brasil foi governado por presidentes que defendiam os interesses de grupos oligárquicos oriundos, principalmente, de importantes centros cafeeiros, como os estados de São Paulo e Minas Gerais.

b)Coronéis, como eram chamados os grandes proprietários de terras, comerciantes e padres que comandavam a política no interior do país nesse começo da República.

Ligados aos governadores, os coronéis tinham completo domínio de suas regiões devido à troca de favores que mantinham com a população. Quando o coronel sabia, por exemplo, que havia algum cargo público vago, ele indicava uma pessoa da comunidade local para ocupá-lo. Também ajudava a população em suas necessidades básicas, como roupas, alimentos, medicamentos etc. Como forma de agradecimento, esses "apadrinhados" e suas famílias atendiam aos pedidos do coronel na hora das eleições, votando no candidato indicado por ele. Em troca de proteção e de ajuda pessoal, os coronéis exigiam dos trabalhadores a obediência cega às suas ordens.

c)Foi durante o mandato de Campos Sales (1898-1902), que a oligarquia rural brasileira criou sólidas estruturas de controle do poder e do domínio político, a chamada "Política dos Governadores". Tratava-se de um pacto de apoio mútuo feito entre o presidente e os governadores dos estados.

d)Na República Oligárquica, a influência dos cafeicultores era muito grande, o que provocava a ocorrência de conflitos sociais que desestabilizavam o governo.

Nesse contexto, surgiu a chamada "política do café com leite", formulada pelo segundo presidente civil, Campos Salles (1898), que consistia em um revezamento entre as oligarquias de São Paulo ("café") e de Minas Gerais ("leite") no controle político nacional. De acordo com essa política, um mandato seria de paulistas; e o outro, de mineiros. Um dos objetivos principais dessa política era a garantia de estabilidade, impedindo que as oposições chegassem ao poder.

Ta um pouquinho grande, mas ta bem explicado, espero que tenha ajudado!

Explicação:

Perguntas similares