“O material impresso com o título ‘Para fazer de nossa sociedade um lugar livre de preconceito contra os povos indígenas’ foi distribuído em abril de 2017. O texto busca apontar ideias muitas vezes recebidas e retransmitidas como verdadeiras, mas que são carregadas de discriminação e violência. Como exemplos, os autores citam os pensamentos de que os índios são primitivos, aculturados, preguiçosos e estão desaparecendo.” (Fonte: “MPF/PA disponibiliza material didático de combate ao preconceito contra os indígenas”,
A partir do trecho acima, redija uma reflexão de NO MÍNIMO DOIS PARÁGRAFOS relacionando o fato relatado com os conhecimentos antropológicos trabalhados no Tema 3 (“Evolucionismo e Funcionalismo”) da disciplina.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é produção de texto.
Quando as terras novas foram descobertas estavam repletas de habitantes, alguns sobreviveram até o advento da antropologia, de Malinowisk e Boas, que puderam estudar os nativos em seus próprios habitats.
Havia uma visão evolucionista, desde o princípio das descobertas, de que os nativos eram seres humanos sim, mas ainda não tinham evoluído o suficiente para serem parte da raça dominante, o homem ocidental europeu.
O Funcionalismo de Boas e Malinowiski mudou este tipo de pensamento, pois o que podiam ver no outro, era o outro, sem usar comparações consigo mesmo. O pensamento funcionalista que estrutura por tarefas a sociedade permitiu a análise do outro, do estranho, sem o preconceito de ele não ser eu.
Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24800903
Sucesso nos estudos!!!