• Matéria: ENEM
  • Autor: Brucy12
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém poderia fazer uma redação? Escreva uma dissertação argumentativa.
Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil(15 linhas)

Respostas

respondido por: alexandreoliveira040
4

Resposta:

O filme brasileiro “O Auto da Compadecida”, inicia-se a partir de uma apresentação cinematográfica para a população da pequena cidade onde ocorre a trama, demonstrando, assim, a importância do cinema como elo entre sociedade e cultura. No entanto, na realidade brasileira, a democratização do acesso a ele tem se configurado como problema a ser superado. Nesse sentido, cabe a discussão sobre a influência histórica do processo de ocupação do território brasileiro, bem como da negligência contemporânea do Estado como genitores da referida problemática.

A priori, a segregação socioespacial advinda dos processos de ocupação do território brasileiro, desde o início de sua colonização, configura-se como uma das principais causas do problema, à medida que regiões interioranas apresentam, geralmente, discrepância quanto ao desenvolvimento econômico, favorecendo, portanto, desigualdade da população à bens de consumo. Nesse contexto, dados da ANCINE apontam que regiões brasileiras como a Nordeste e a Norte sofrem com o baixo acesso a conteúdo cinematográfico, ficando evidente, dessa forma, os prejuízos gerados pelo tipo de ocupação territorial neste âmbito de desenvolvimento do país.

Ademais, cabe destacar a necessidade de que direitos, como o acesso à cultura por parte dos cidadãos, sejam resguardados. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 destaca o lazer e a cultura como direitos sociais a serem ofertados e resguardados. Entretanto, o Estado brasileiro tem sido omisso para com a problemática, ao passo que, segundo dados da ANCINE, a maior parcela de salas de cinema se encontram em grandes centros urbanos. Desse modo, fica evidente que o acesso ao cinema não ocorre de forma equânime, sendo a Constituição, portanto, negligenciada.

Em suma, percebe-se que o quanto que heranças históricas, bem como a omissão do Estado têm contribuído para a falta de democratização do cinema no Brasil. Logo, cabe ao Governo Federal, por meio de um plano de incentivo fiscal, estimular estados e municípios à criação de salas de cinema, sendo destinado 50% valor necessário, transferidos fundo a fundo, mediante comprovação por documentos e fotografias. Assim, os demais entes federativos seriam estimulados à superação do problema, bem como formas de tornar o acesso equânime em todo o país incentivadas, tornando a ficção da obra de Ariano Suassuna, uma realidade a todo o Brasil.

Explicação:

respondido por: marivic2003ma
4

A democratização do cinema seria algo muito importante para a nossa sociedade, pois assim nos traria mais cultura e entretenimentos a partes da sociedade que não tem acesso, que no caso do Brasil seria a maioria da sociedade.

A grande parte da sociedade é de classe baixa,que não tem muito tempo pois trabalham bastante, e nem uma quantidade de dinheiro para que consigam ir ao cinema, pois tem uma família para sustentar.

Um uma boa opção boa para que a parte citada da sociedade frequente mais o cinema seria fazer como já fazem com os estudantes, dar desconto para eles, e para comprovar que a pessoa faz parte da parte da sociedade que não pode se dar ao luxo de ir ao cinema, seria ter uma comprovação de sua renda. Ou ate mesmo projetos que poderão ser feitas pelo ministério da cultura, como proporcionar cinemas ao céu livre como nos anos 80 e 90 ,pois assim custaria menos por conta do lugar que não precisaria ser paga e poderia proporcionar emprego para pessoas que necessitam como vendedores de pipocas e lanches.

Perguntas similares