A taxa de metabolismo basal é o principal componente do gasto energético diário, podendo representar de 50% (nos indivíduos muito ativos fisicamente) a 70% (nos mais sedentários) do total de energia gasta diariamente. Baseado nesta evidência, o gasto energético (GE) diário deveria nortear necessariamente as recomendações energéticas.
WAHRLICH, Vivian & ANJOS, Luiz Antonio dos. (2001). Aspectos históricos e metodológicos da medição e estimativa da taxa metabólica basal: uma revisão da literatura. Cadernos de Saúde Pública, 17(4), 801-817.
Em posse dessas informações e considerando os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir, referentes ao metabolismo e trabalho muscular:
I. Em repouso, nosso metabolismo está mais rápido, chamado de metabolismo basal.
II. Quando iniciamos uma atividade que há a movimentação do corpo, a taxa metabólica vai diminuindo, acelerando os batimentos cardíacos e a respiração.
III. Esforços repentinos com média ou alta intensidade, principalmente faz os músculos trabalharem em desvantagem, com débito de oxigênio e de energia.
IV. No início do esforço existe grande quantidade de oxigênio no músculo, para garantir a sua fonte de energia, pois a reação de transformação do glicogênio em energia é aeróbia, ou seja, depende da presença de oxigênio.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
II apenas.
Alternativa 3:
III apenas.
Alternativa 4:
IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Altern. 03 = apenas a III está correta
Explicação:
Pags. 60 e 61 do livro
raquelpadovam:
Muito Obrigada <3
respondido por:
1
Resposta:
ALTERNATIVA IV APENAS
Explicação:
Quando o esforço se inicia, não há grande quantidade de oxigênio no músculo
para garantir a sua fonte de energia, pois a reação de transformação do glicogênio em energia é aeróbia, ou seja, depende da presença de oxigênio
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás