• Matéria: Sociologia
  • Autor: carvxs007
  • Perguntado 6 anos atrás

redija um texto descrevendo como as atitudes racistas podem ser prejudiciais para a vida de um indivíduo e a sociedade como um todo.​

Respostas

respondido por: Jessicaap28
3

Resposta:

O Brasil é considerado um país miscigenado, pois, recebeu a influência de várias etnias durante o seu processo de formação social. Contudo, nosso país ainda é marcado pelo racismo, essa característica se deve ao nosso processo de formação histórico social porque no Brasil, a história do racismo está diretamente ligada a existência da escravidão, no qual o negro era apreendido enquanto um ser humano "desprovido de alma", o que atribuia ao negro uma visão negativa que se perpetuou até os dias atuais.

É importante ressaltar que em cada época histórica o racismo é marcado por uma certa característica, atualmente ele se manifesta através do silêncio,pois, a sociedade afirma não ser racista, entretanto esse racismo se apresenta de forma mascarada. É também importante lembrar que já na época da escravidão existiam um número elevado de suicídios de escravos que não eram relatado pela sociedade ( este suicídios eram devido ao desgaste sofrido pelo negro no cativeiro que sofria bastante com os castigos físicos).

Em 1888 a escravidão foi extinta, entretanto, a abolição da escravatura não representou uma melhoria de vida para esse segmento da sociedade. O negro foi largado à própria sorte, e o que restou foi apenas os piores postos de trabalho com salários inferiores. Assim o que restou para a maioria dos negros foi um ambiente social, amplamente violento, sem saneamento básico com educação e saude precária e todos esses fatores sao propícios ao desenvolvimento de quadro estresse e conjuntamente de problemas de saúde mental, ansiedade e depressão.

Um estudo na Holanda pontuou que pessoas negras que sofreram discriminação racial estão duas vezes mais propensas a desenvolver os problemas psicológicos, após três anos. Cabe lembrar também que a mulher negra, além do racismo sofre com o machismo e a hipersexualização, ou seja a apreensão errônea de que a mulher negra, é propícia para o ato sexual enquanto a branca é para casar. Assim é importante considerar que o negro na sociedade brasileira sofre com a discriminação social, questão social, e está, portanto, propício ao desenvolvimento de doenças mentais e quadros de estresse e ansiedade (não excluindo dessa avaliação o conjunto de toda a sociedade que sofre conjuntamente com as doenças mentais do século XXI,o que tentamos ressaltar é os pontos que contribuem para o agravamento do sofrimento do negro em uma sociedade racista.)

Perguntas similares