resenha do livro Iracema José de Alencar e ler a letra da música “Anahí” para eleger pelo menos quatro características da primeira fase do Romantismo (em forma de tópicos) que os dois casos apresentam em comum
Respostas
Resenha:
"Iracema", romance escrito por José de Alencar, é um livro influente na literatura brasileira por retratar a história do Brasil Pré-colonial por meio de um viés mais romântico da relação do homem branco com o índio brasileiro. As personagens principais são Iracema, uma indígena, e o colonizador português Martim . Iracema, uma grande guerreira, é filha de um pajé da tripo dos Tabajaras, que é inimiga da tribo dos Potiguaras. A relação dos dois se inicia com um encontro inusitado na região nordestina brasileira, em que ambos, seguindo as diretrizes de seus semelhantes, trocam farpas. Contudo, o amor a primeira vista atinge os dois e a relação de guerra passa a ser amorosa. A relação dos dois não é bem vista por alguns dos nativos, o que provoca reações adversas e vários desafios ao longo da história.
"Iracema" é muito importante para compreendermos a história do Brasil. José de Alencar, por meio de vários estudos, consegue criar uma narrativa verossímil que nos apresenta alguns elementos do Brasil Pré-colonial. A escrita do autor é ampla em metáforas que representam e retratam a linguagem simples do índio brasileiro, como por exemplo em "cabelos da cor do sol", momento em que a índia Iracema dirige-se ao português Martim.
Observação: Não encontrei a letra da música, mas com essa resenha acho que você consegue escolher as quatro características das duas obras. Lembrando que a primeira fase do Romantismo é o Indianismo, cujos autores da fase retratam o índio brasileiro como um herói mítico e como um elemento diferenciador da identidade nacional.