O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.
Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2009; 3 fev. 2010
Considerando o texto acima e o estudado na disciplina marque a afirmativa correta:
Escolha uma:
a. Apesar de historicamente a violência estar presente no nosso cotidiano, o Brasil é um país pacífico no qual prevalece a miscigenação cultural e a harmonia racial.
b. A corrupção e a violência vista no Brasil não é diferente da observada em outros países a diferença é o desenvolvimento econômico observado nos países desenvolvidos.
c. Não podemos confundir a violência do cotidiano com a questão da democracia e da cidadania que se dá pelo exercício regular do direito ao voto.
d. A despeito do mito da harmonia racial, nosso histórico de violência social constitui um risco para efetivação de uma sociedade mais democrática e cidadã.
e. A democracia tem se consolidado no Brasil ao longo do tempo e a violência, assim como a corrupção, não constituem um risco para ela.
Respostas
respondido por:
55
Resposta:
A despeito do mito da harmonia racial, nosso histórico de violência social constitui um risco para efetivação de uma sociedade mais democrática e cidadã.
Explicação:
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. ... Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência,
O questionamento de forma mais clara:
c. A despeito do mito da harmonia racial, nosso histórico de problemas sociais, miséria, fome e desemprego constitui um risco para efetivação de uma sociedade mais democrática e cidadã.
Ficou mais claro, né.
Obrigado e bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás