As vacas leiteiras normalmente possuem baixa eficiência reprodutiva, o que impossibilita a obtenção de um intervalo entre partos (I.E.P.) ideal. Em alguns sistemas, especialmente nos que usam vacas mestiças, a diminuição do intervalo entre partos é fundamental para a sustentabilidade econômica da propriedade.
Considere que um médico veterinário trabalha em um rebanho com vacas da Raça Holandesa, cujo IEP é de 18 meses. A seguir, considere as seguintes afirmações:
I. Protocolos de inseminação artificial em tempo fixo podem auxiliar na redução do I.E.P. do rebanho, mesmo com taxas de concepção semelhantes da inseminação artificial tradicional.
II. Vacas taurinas, como a Holandesa, costumam ter taxas de detecção de cio e taxas de concepção muito baixas, o que pode impactar negativamente o I.E.P.
III. No período seco, as vacas devem receber alimentação para acumular reservas para o início de lactação, período em que entrarão em balanço energético negativo, e alcançar um escore corporal ao redor de 4,5, pois animais muito magros terão dificuldade em realizar ciclo novamente no pós-parto, aumentando o intervalo entre partos.
IV. Se o I.E.P fosse reduzido para 14 meses, poderia haver um incremento de 28,57% na produção leiteira desse rebanho.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III, IV.
b.
I e II, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
III e IV, apenas.
e.
I, II e IV, apenas. Correto
RESPOSTA CORRETA PELO AVA: I, II E IV APENAS
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I, II e IV, apenas. Correto
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás