• Matéria: História
  • Autor: Lucianabubula
  • Perguntado 7 anos atrás

Oque Napoleão representava para a sociedade Francesa

Respostas

respondido por: nicolysilvamendes200
1

Resposta:Iniciada com o golpe do 18 Brumário, a Era Napoleônica representou a . pelo exército francês em geral, e a de Bonaparte em particular, colocou Napoleão para ser . Internamente, o objetivo era reorganizar a economia, a sociedade francesa e as . como quando e onde surgiu e o que defendem os teóricos anarquistas e os jacobinos a media e a baixa burguesia.

Explicação:espero ter ajudado vc


nicolysilvamendes200: se poderia me ajudar dando a minha resposta cm a melhor né mais só se vc quier né e eu te ajudo sempre q precisar.estou competindo cm uma amg minha
nicolysilvamendes200: Essa frase, dita por Napoleão Bonaparte aos seus soldados durante a Batalha das Pirâmides, no Egito, em junho de 1798, é uma das muitas frases de efeito que o líder francês proferiu ao longo de sua vida. Napoleão foi uma das figuras mais emblemáticas da história humana. Aqueles que foram seus contemporâneos, tanto os entusiastas quanto os detratores, comparavam-no a grandes conquistadores, como Alexandre Magno, da Macedônia, e Otávio Augusto, de Roma.
nicolysilvamendes200: alguns nobres e membros do exército que, junto a Napoleão, buscavam um governo forte e centralizador. O dia do golpe foi nomeado pelos estudiosos do tema como O 18 brumário (Brumário era um dos meses do ano, após a alteração do calendário durante a Revolução Francesa, e correspondia ao período de 22 de setembro a 31 de dezembro).
nicolysilvamendes200: Esse Golpe é considerado como o início da Era Napoleônica. No Consulado, o poder politico estava dividido entre três: além de Napoleão, ainda havia Roger Ducos e Emmanuel Sieyès. Essa estrutura durou até o ano de 1804, quando, por meio de um plebiscito, Napoleão conseguiu tornar-se imperador.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/25548114#readmore
nicolysilvamendes200: A partir de então, Napoleão começou a perder sua força como imperador. Rússia, Prússia e Áustria conseguiram invadir a França em 1815. Napoleão rendeu-se e foi exilado na ilha de Elba. Entretanto, pouco tempo depois, conseguiu articular a sua fuga, reunir novamente seu exército e tomar de volta o poder por um período de cem dias. Esse curto período teve seu fim com a famosa Batalha de Waterloo, na qual seu exército foi derrotado pela aliança entre ingleses, austríacos, russos e prussianos.
nicolysilvamendes200: Após essa derrota, Napoleão foi novamente exilado, mas dessa vez na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, bem longe do continente europeu, permanecendo lá sob custódia inglesa até o ano de 1821, quando faleceu.

Vale ressaltar que muitos romances do século XIX tiveram como pano de fundo a figura de Napoleão. Alguns exemplos são os de Stendhal (O Vermelho e o Negro e A Cartuxa de Parma), Dostoiévski (Crime e Castigo) e Tolstói (Guerra e Paz).

Por Me. Cláudio Fernandes
nicolysilvamendes200: é grande mais está udo aí e completo kk
respondido por: jklienne
0

Resposta:

Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Napoleão nasceu na Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental.

Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul.[3] Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob comando de Napoleão se envolveu em uma série de conflitos com todas as grandes potências europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

A Campanha da Rússia em 1812 marcou uma virada na sorte de Napoleão. Seu Grande Armée foi seriamente danificado na campanha e nunca se recuperou totalmente. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.

Perguntas similares