Respostas
Resposta:
Como o Rio de Janeiro passou a ser a nova capital federal, a ideia é que a cidade se tornasse mais bonita, limpa e livre de doenças, criando assim um cartão de visitas aos visitantes estrangeiros que quisessem investir no país.
Explicação:
A principal ação nesse sentido se deu durante o governo do presidente Rodrigo Alves (1902-1906). Os três planos para que isso ocorresse era: modernização do porto, reforma urbana e saneamento básico.
Habitada por aproximadamente um milhão de pessoas no início do século XX, a capital federal era alvo constante de surtos de febre amarela, peste bubônica, malária e varíola. A solução proposta, além das vacinações obrigatórias e da fiscalização compulsória das residências, era a demolição das habitações coletivas existentes na cidade, como cortiços, estalagens e casas de cômodos.A maior parte dessa população era formada por ex-escravos africanos e imigrantes, principalmente portugueses que empobreceram.
O processo de reurbanização do Rio de Janeiro exemplifica o aspecto autoritário e excludente das políticas estatais verificadas durante a República Oligárquica, expulsando da área de expansão da modernidade capitalista os grupos sociais considerados perigosos à ordem. Porém, esses grupos não aceitariam passivamente a situação, e a Revolta da Vacina de 1904 deu mostras da resistência da população explorada do Rio de Janeiro a essa situação.