Respostas
Resposta:
Existem algumas concepções em relação à cidade e o campo: a cidade é compreendida como a sede do trabalho intelectual, de organização das atividades políticas e administrativas, da elaboração do conhecimento científico, da idéia de civilização, urbanização, de aglomeração demográfica, onde uma parcela significativa da população está envolvida em atividades secundárias e terciárias e, da diversidade de ocupação industrial; a cidade representa uma condição social em que, teoricamente, é possível superar a precariedade, pois considera a conquista de melhores condições materiais decorrentes de um alto nível de produção e produtividade, técnica e cultural.
Quanto ao campo, o mesmo é visto como sinônimo de atrasado, ultrapassado, imóvel no tempo, rude, como uma vida de privação, onde a sobrevivência só é possível com muito trabalho, o qual oferece o mínimo necessário para viver, sendo definido como uma área de dispersão demográfica, dando lugar às atividades primárias, principalmente agropecuárias.
O conceito de cidade e campo confunde-se com o urbano e o rural. A cidade, vista como área da centralidade administrativa e territorial, onde se fabrica, origina o conceito de urbano, estende-se para além dela, não restringindo-se a um território fixo, mas passa s ser visto como um modo de vida, um estilo de vida, onde se propagam, costumes e hábitos urbanos, os quais influenciam, por meio dos instrumentos de comunicação e transporte, o meio rural. Dessa forma, o modo de vida urbano alcança os limites geográficos dos interesses e ações existentes na cidade, dos investimentos efetuados no campo.
Explicação:
A mudança do estilo de vida rural para o estilo de vida urbano afetou as famílias a partir das novas formas de trabalho, dos choques culturais e da qualidade de vida.
Tendo em vista que, enquanto algumas famílias melhoraram de vida, outras começaram a padecer por não se adaptarem ao novo meio.
Estilo de vida rural x Estilo de vida urbano
O êxodo rural designa essas mudanças que por vezes são forçadas quando o solo se mostra improdutivo ou o clima está exageradamente quente e sem chuvas e não permite o plantio, algo que acontece com muitas famílias nordestinas que migram para o Sudeste.
Devido à imaturidade, falta de estudos e conhecimentos gerais, muitas famílias rurais não são bem-sucedidas nas cidades, vivendo uma existência quase marginal nas favelas e sem perspectiva de mudanças.
Mais sobre o êxodo rural: brainly.com.br/tarefa/5091505
#SPJ2