2. Pensando na atual crise causada pela Pandemia do novo Corona vírus, como o Estado Liberal/Neoliberal se comportaria diante da crise? A ideia do “Estado mínimo” seria capaz de gerir e minimizar os impactos dessa crise atual? Justifique.
Respostas
No geral, o termo "liberal" pode ter diferentes significados, quando tratando-se de uma ideia política precisa-se lembrar o "Political Compass", ou, que uma pessoa pode ser de "direita" economicamente e de "esquerda" em pautas sociais (o que é, em geral, um liberal). Sendo assim, irei tratar como "liberal" a definição "brasileira"; indivíduos que apenas buscam livre mercado e desburocratização porém também defendem certos "serviços" (direitos, através da constituição) estatais: saúde, segurança e educação.
RESPOSTA: Levando em consideração, este tipo de liberal, pode-se dizer que não haveria diferença com o que ocorre no país atual. Como já supracitado, eles apenas são contra órgãos reguladores, protecionismo, leis antitruste e et cetera. Eles ainda defendem constituição, Estado Federal, exército, polícia; a única coisa que mudaria é a implementação de um "Laissez Faire" econômico. Provavelmente haveriam impactos financeiros com os cidadãos, já que não haveria previdência ou qualquer tipo de regra impossibilitando empresas demitirem em massa (em sociedades liberais, a única coisa que importa é o contrato entre a empresa e o empregado).
{
Só por curiosidade, há também os minarquistas, o pessoal que apenas defende um sistema jurídico, polícia, exército (como Ayn Rand)... o resto seria livre. Também acredito que seria igual ao que acontece agora (exceto, claro, a parte financeira).
E os libertários, em geral anarcocapitalistas, que, no geral, é uma anarquia porém com propriedade privada; talvez seria muito pior, já que ninguém seria obrigado a ficar em casa (a não ser por contrato, em uma cidade privada).
}