Respostas
RESUMO
A Terra é uma descrição detalhada feita pelo cientista Euclides da Cunha, mostrando todas as características do lugar, o clima, as secas, a terra, enfim.O Homem é uma descrição feita pelo sociólogo e antropologo Euclides da Cunha, que mostra o habitante do lugar, sua relação com o meio, sua gênese etnológica, seu comportamento, crença e costume; mas depois se fixa na figura de Antônio Conselheiro, o líder de Canudos.
Apresenta seu caráter, seu passado e relatos de como era a vida e os costumes de Canudos, como relatados por visitantes e habitantes capturados. Estas duas partes são essencialmente descritivas, pois na verdade “armam o palco” e “introduzem os personagens” para a verdadeira história, a Guerra de Canudos, relatada na terceira parte,
A Luta é uma descrição feita pelo jornalista e ser humano Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições a Canudos, criando o retrato real só possível pela testemunha ocular da fome, da peste, da miséria, da violência e da insanidade da guerra.
Retratando minuciosamente movimento de tropas, o autor constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo de um massacre que começou por um motivo tolo – Antônio Conselheiro reclamando um estoque de madeira não entregue – escalou para um conflito onde havia paranoia nacional pois suspeitava-se que os “monarquistas” de Canudos, liderados pelo “famigerado e bárbaro Bom Jesus Conselheiro” tinham apoio externo.
No final, foi apenas um massacre violento onde estavam todos errados e o lado mais fraco resistiu até o fim com seus derradeiros defensores – um velho, dois adultos e uma criança.
ESPERO TER LHE AJUDANDO!!!!
Os Sertões se passa durante a Guerra dos Canudos, entre os anos de 1896-1897. Essa obra conta com 3 partes principais. São elas:
- a terra
- o homem
- a luta
Na primeira parte, o autor do livro fala bastante sobre a terra de forma bastante científica. Fala sobre a aridez, a vegetação e o clima. Por se tratar de uma obra regional, Euclides da Cunha retrata com extremo detalhe o cenário onde a história se passa.
Na segunda parte da obra, fala um pouco mais sobre os sertanejos que viviam no local. Foi chamando de "raça forte", que apontou as maiores características do homem que vive no interior. Deu ricos detalhes dos sertanejos:
- o rosto
- o corpo
- a cor da pele
- sua origem
- traços culturais
Na terceira parte do livro, Euclides da Cunha conta mais sobre o combate que aconteceu entre os militares e o sertanejo. É nessa parte que ele narra sobre o exército brasileiro ter levado quatro expedições para combaterem na Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha
Euclides foi um escritor e jornalista brasileiro. Foi a sua cobertura da Guerra que o levou a escrever sua obra mais famosa, chamada de Os Sertões.
Apesar de não ter visto o final da guerra, conseguiu material suficiente para publicar a obra. Foi essa obra que lhe deu grande fama e vagas na ABL (Academia Brasileira de Letras) e na IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro).
Entenda mais sobre os Sertões: https://brainly.com.br/tarefa/20425971
#SPJ2