09)(FGV/2009) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO.
(“Folha de S. Paulo”, 09.08.2008)
Na campanha promovida pelo Ministério da Saúde, embora homens e mulheres tenham sido chamados à vacinação, a ênfase foi para a vacinação dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A rubéola, nos adultos, geralmente não é grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias.
II. Quando a rubéola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformações ou a surdez do bebê.
III. As mulheres são obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pré-natal e por isso correm menor risco de contrair a rubéola, o que justifica não terem sido o principal foco da campanha de vacinação.
IV. A vacinação dos homens não é regular e, embora a rubéola não traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinação.
Respostas
Resposta:
Explicação:
I e II são verdadeiras.
III. (F) Não é aconselhável mulheres grávidas tomarem a vacina, pois não há certeza dos riscos que o vírus atenuado (presente na vacina) possa causar; e, também, para evitar o desgaste emocional da gestante ou que qualquer problema com o feto seja associado à vacina.
IV. (F) As mulheres são o principal foco das campanhas de vacinação contra rubéola devido à possibilidade de transmissão congênita, que pode causar problemas de saúde nos bebês. Porém, vale ressaltar que o vírus da rubéola também infecta homens, os quais comparecem
em menor número às campanhas de vacinação. Isso aumenta o risco de transmissão do vírus. Uma observação importante é que, segundo o Ministério da Saúde, em 2007, cerca de 70% dos casos de rubéola atingiram pessoas do sexo masculino. Por esse motivo, a campanha de vacinação de 2008, citada na questão, direcionou-se para os homens.