Leia este trecho do romance Divã, de Martha Medeiros:
Sou eu que começo? Não sei bem o que dizer sobre mim. Não me sinto uma mulher como as outras. Por exemplo, odeio falar sobre crianças, empregadas e liquidações. Tenho vontade de cometer haraquiri quando me convidam para um chá de fraldas e me sinto esquisita à beça usando um lencinho amarrado no pescoço. Mas segui todos os mandamentos de uma boa menina: brinquei de boneca, tive medo do escuro e fiquei nervosa com o primeiro beijo. Quem me vê caminhando na rua, de salto alto e delineador, jura que sou tão feminina quanto as outras: ninguém desconfia do meu hermafroditismo cerebral. Adoro massas cinzentas, detesto cor-de-rosa. Penso como um homem, mas sinto como mulher. Não me considero vítima de nada. Sou autoritária, teimosa e um verdadeiro desastre na cozinha. Peça para eu arrumar uma cama e estrague meu dia. Vida doméstica é para os gatos. Nossa, pareço uma metralhadora disparando informações como se estivesse preenchendo um cadastro para arranjar marido. Ponha na conta da ansiedade. A propósito, tenho marido e tenho três filhos. [...] Tenho um cérebro masculino, como lhe disse, mas isso não interfere na minha sexualidade, que é bem ortodoxa. Já o coração sempre foi gelatinoso, me deixa com as pernas frouxas diante de qualquer um que me convide para um chope. [...] Sou tantas que mal consigo me distinguir. Sou estrategista, batalhadora, porém traída pela comoção. Num piscar de olhos fico terna, delicada. Acho que sou promíscua, doutor Lopes. São muitas mulheres numa só, e alguns homens também. Prepare-se para uma terapia de grupo.
Identifique a(s) função(ões) da linguagem predominante(s) no texto acima, considerando a intencionalidade do ato comunicativo:
A) Função metalinguística e função conativa
B) Função emotiva e função fática
C) Função fática e função referencial
D) Função emotiva e função metalinguística
E) Função referencial e função emotiva
Respostas
respondido por:
62
A alternativa correta, que indica as funções da linguagem predominantes no texto, é a letra "B": Função emotiva e função fática.
No texto da questão é possível verificar a função emotiva (ou expressiva) da linguagem sendo manifestada.
Observe que os verbos, assim como os pronomes, encontram-se flexionados na primeira pessoa do singular, o que indica o caráter 'subjetivo' do discurso.
A narradora-personagem, além de falar sobre si própria, apresenta as suas opiniões sobre os universos masculino e feminino.
A função fática pode ser notada quando a narradora mantém um certo contato com o interlocutor, chamando-o e fazendo o uso de vocativos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás