• Matéria: História
  • Autor: carolina49166
  • Perguntado 7 anos atrás

reconhecer os avanços tecnológicos e bélicos como causadores do número de mortes na primeira guerra mundial.

Respostas

respondido por: gustavohenrisende
3

Resposta:

O avanço da tecnologia militar revolucionou o combate no século XX. Em 1914, o uso de tecnologias bélicas ainda estava ligado à tradição militar do século XIX, mas ao longo do conflito evoluiu em diversas áreas.

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito absolutamente novo por causa do uso de tecnologias modernas, especialmente no final do embate. A Guerra servia praticamente como “campo de experimentação de tecnologias”. As experiências bélicas do século XIX marcaram os primeiros anos da Guerra. A cavalaria, que seria substituída pelos tanques mais tarde, e o transporte precário evidenciaram o baixo desenvolvimento no começo, explica o professor de história.

A Guerra se iniciou com tecnologias muito pessoais, ou seja, homem a homem. Diversas tecnologias, como o submarino e a aviação, já existiam antes de 1914, mas ganharam força só na segunda metade do conflito. A apropriação das tecnologias para fins bélicos caracteriza esse conflito. As armas químicas, como gás de mostarda e de cloro, representaram um novo perigo no combate. Além das vítimas militares, o gás matou civis porque o vento levava os gases para áreas residenciais.

A utilização de gás de mostarda e de cloro rompeu com a tradição estática da Guerra de Trincheiras. Porém, o uso de gases tóxicos ainda era precário. O próprio atacante podia ser prejudicado, dependendo de onde o vento batia.

No começo do conflito, os soldados utilizavam ainda rifles, pois as metralhadoras eram muito grandes e pesadas, então muitas armas também foram criadas na Grande Guerra, como armas mais leves, portáteis, e com maior número de balas e com o tiro mais rápido.

Espero ter ajudado ❤

Perguntas similares