• Matéria: História
  • Autor: lanarafaelarangel
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique o conceito de socialismo e comunismo desenvolvidos pelo alemão Karl Marx que serviram de base para Lênin na Revolução Russa​

Respostas

respondido por: Oliveira444Jaspion
2

Resposta:

Comunismo e socialismo são estruturas econômicas e políticas que, apesar de possuírem os mesmos objetivos, são distintas entre si.

Ambas as doutrinas são opostas ao capitalismo e buscam eliminar todos os tipos de desigualdade social, acabar com a exploração dos trabalhadores e, com isso, pôr fim à divisão de classes. Por esses motivos, tanto o comunismo quanto o socialismo são classificados no espectro político como regimes de esquerda.

Explicação:

O comunismo foi concebido por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848 através do Manifesto Comunista. No documento, os filósofos apontaram que a história descreve um eterno conflito entre os trabalhadores (proletariado) e os donos dos meios de produção (burguesia). No manifesto, Karl Marx e Engels descreveram o comunismo como um regime no qual toda a produção pertence à classe trabalhadora e é distribuída de acordo com a necessidade de cada um. Dessa forma, no comunismo não existem ricos e pobres. Além disso, em uma sociedade comunista todos os indivíduos trabalham para o mesmo objetivo e ninguém recebe mais por trabalhar mais.

Marx previa que após a revolução comunista (que nunca ocorreu), o proletariado tomaria o controle de todos os meios de produção e isso causaria o desaparecimento do governo. Em seguida, os trabalhadores estabeleceriam uma sociedade sem divisão de classes e baseada na propriedade comum, na qual a produção e o consumo atingiriam um equilíbrio. Nota-se, portanto, que o comunismo é um regime de extrema-esquerda.

O socialismo é um regime político e econômico que busca eliminar as desigualdades sociais e as divisões de classe, mas não prevê o fim do governo.

No socialismo, os meios de produção, apesar de pertencerem à população, ainda são controlados pelo governo, que regula e paga salários que podem ser gastos da forma que o trabalhador desejar. Assim, a administração dos recursos é delegada ao Estado, que os distribui de forma igualitária. Geralmente, a distribuição ocorre na forma de políticas sociais que supram as necessidades da população como moradia, educação e saúde.

Perguntas similares