Pimenta (2005) explicita que a atividade docente é práxis, ou seja, envolve o conhecimento do objeto, o estabelecimento de finalidades e a intervenção no objeto para que a realidade seja transformada, enquanto realidade social. Portanto, o exercício da docência, enquanto ação transformadora, requer o desenvolvimento dessa consciência crítica, ou seja, o conhecimento da relação necessária entre teoria e prática. No que diz respeito à referida relação, portanto, é correto afirmar que:
I. A resistência à concepção e assimilação da educação como práxis justifica-se pelas implicações da racionalidade técnica, que se tornou uma herança cultural impregnada na mente humana e, consequentemente, nas instituições de ensino.
II. A práxis requer do docente um posicionamento subserviente, isto é, de conformidade e submissão da realidade e do contexto em que está inserido.
III. Reconhecer a vinculação entre teoria e prática contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual do professor, qualidade necessária durante toda a sua vida profissional, para que não seja resistente às mudanças.
IV. A práxis é necessária ao fazer docente, sendo essa, intencionalmente, desenvolvida para a transformação da natureza e do homem.
Respostas
respondido por:
1
Coloquei que todas estavam corretas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás