(Cesgranrio-RJ) "O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:
a)
a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
b)
a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c)
as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d)
as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e)
o poder político dos
Respostas
a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
Correto. Estes homens, os senhores de engenho, se destacam no controle político da sociedade colonial.
b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
Falso. Os senhores de Engenho tinham poderes políticos de grande porte, e controlavam a política local, tendo influência até mesmo no governo central.
c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
Falso. A sociedade fundada pelos colonizadores europeus foi de forte diferenciação social.
d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
Falso. Os senhores de engenho poderiam estar, de certa forma, relacionados com o tráfico de escravos de maneira mais direta, mas em geral, eles não eram controladores deste comérico.
e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.
Falso. Nem todos os senhores de engenho tinham poderes vinculados ao poder central. Em geral, eles construíam seu poder de maneira independente.
Resposta:
A)
Explicação:
A condição de propriedade de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.