• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rosalyacavalcante
  • Perguntado 7 anos atrás

Max Weber nasceu em Tréveris na Alemha, seus estudos discutem questões sobre a racionalidade humana, analisando socialmente a individualidade. Weber se configura como um clássico das ciências sociais. Em suas teses há a defesa da racionalidade, contudo, ela não se dá de forma pura. Para ele, nas relações sociais se estabelece os chamados “modelos de ação”. O pensador considera que ao nos relacionarmos com o “outro” ou “outros” damos sentido às nossas ações, em busca de um resultado, reação ou prevenção. Sobre as teses de Max Weber, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1:
Os modelos de ação são os valores que impulsiona a ação. Por mais que a racionalidade existe e ocorra uma lógica no sentido do comportamento, ele não se dá de forma pura.

Alternativa 2:
Toda e qualquer ação social é uma condição unilateral, se dá no interesse de um particularidade. Por isso, Weber defende a psicologia como ciência que é determinante no pensamento coletivo.

Alternativa 3:
Os fenômenos sociais são sempre impulsionados por valores coletivos. Os quais são detectados exclusivamente no comportamento. Não se considera qualquer elemento cultural para Weber.

Alternativa 4:
Weber afirma que o comportamento social é uma relação objetiva. Não há que se considerar as intenções ou sentidos de ação. Esta subjetividade, para o pensador alemão, deve ser desconsiderada na análise social.

Alternativa 5:
A questão da classe social é o fator de análise de Weber. A condição política antecede qualquer outro interesse estabelecido nas relações sociais. O ser humano é impulsionado pelo meio que vive, da classe econômica ao qual as pessoas pertencem.

Respostas

respondido por: thaynnaba
6

Sobre as ideias de Max Weber, temos que a resposta é a:

Alternativa 3:

Os fenômenos sociais são sempre impulsionados por valores coletivos. Os quais são detectados exclusivamente no comportamento. Não se considera qualquer elemento cultural para Weber.

Isso porque Max Weber fez partes dos sociólogos da era moderna que tinha como objetivo transformar a sociologia em uma ciência igual as ciências exatas que possuíam métodos científicos de análise.

Importante notar assim o papel preponderantes de sociólogo como Weber, Comte, dentre outros para a consecução desse projeto.

espero ter ajudado!

Perguntas similares