• Matéria: Geografia
  • Autor: barbarahz
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique a crise deidentidade na Europa

Respostas

respondido por: Mariaclaraa13579
1

Resposta:Crise de identidade na Europa

Explicação:Nem as superlativas declarações na União Europeia (UE) conseguem encobrir alguma desorientação dos seus meios políticos. Comparar as realidades de hoje com os grandiosos objetivos enunciados na Agenda de Lisboa em 2000 evidencia um fosso de inconsistências. Não, a solução para as falhas profundas no “projeto europeu” não é o dogma de que tudo se resolve com mais Europa. Um dos motivos profundos da secundarização da UE no mundo e neste novo século é, precisamente, esse dogma, que cega e diminui a objetiva racionalidade. Os que antidemocraticamente impediram os cidadãos europeus de decidirem, por exemplo, sobre o Tratado de Lisboa e sobre o futuro da UE, detêm uma responsabilidade pelas disfunções atuais.

Num só dia, ao meio-dia: o mundo em suspenso com a covid-19

A Europa é uma causa meritória. Na realidade, é importante promover uma visão estratégica comum dos europeus, mas é triste e perigoso que alguns populistas europeístas tentem instituir (e impor aos cidadãos) um pensamento único sobre aquilo que o futuro da UE deve, ou não, ser.

De resto, a secundarização da União Europeia em múltiplos domínios parece confirmar que o pensamento único europeu não tem sido adequado. O mundo atual é demasiado complexo para a adoção de simplismos conceptuais e políticos. Fanatismos e demagogias que invocam o europeísmo não constituem uma força da Europa. Pelo contrário, indiciam fraqueza e falta de ideias.

Perguntas similares