• Matéria: História
  • Autor: lailaquia3
  • Perguntado 7 anos atrás

Que grupos sociais se uniram em torno do projeto republicano no Brasil do final do Império e como se deu a queda de D. Pedro II?

Respostas

respondido por: gustavohenrisende
2

Resposta:

A insatisfação da elite agrária com a abolição da escravatura, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste Paulista e dos militares que almejavam mais poder, e as interferências do Imperador em assuntos da Igreja, vou explicar mais detalhadamente:

Foram causas que levaram ao fim da Monarquia no Brasil a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e as mudanças no contexto histórico internacional.

A abolição da escravatura foi vista pelos latifundiários nacionais como um ataque aos seus interesses, uma vez que não foi realizada do modo como os mesmos consideravam mais justo. Este grupo, que era a base de sustentação política e econômica da Monarquia, abandonou o governo e, sem base, caiu pouco menos de um ano depois da abolição.

Já a Guerra do Paraguai fez crescer o prestígio do exército brasileiro, que era, à época, movido pela ideologia positivista. Acreditavam que a Monarquia era um símbolo e uma causa do atraso nacional, de modo que, ao removê-la, contribuiriam para o progresso, tendo apoiado o  golpe que, em 1889, depôs o Imperador, já que o exército brasileiro se sentiu abandonado pelo Império.

Já as mudanças no contexto histórico, com avanço da industrialização e aceleração de uma versão arcaica da globalização, fizeram com que o sistema político brasileiro se tornasse cada vez mais anacrônico, de modo que o fim da Monarquia aqui "imitou" a tendência do fim da Monarquia em diversos dos países ocidentais (principalmente europeus), que no Século XIX, ainda eram governados de acordo com esta forma política.

Espero ter ajudado ❤


gustavohenrisende: fico feliz em ajudar
Perguntas similares