Respostas
Resposta:
sim
Explicação:
Foi durante o fim do paleolítico e início do mesolítico (por volta de 10.000 a.C. até 5.000 a.C.) que a terra sofreu alterações geológicas e climáticas, o que levou à diversas transformações na vida do homem pré-histórico. Ocorreu uma das últimas glaciações e a temperatura ficou mais amena permitindo uma nova vida à população.
Desse modo, o homem nômade do paleolítico que vivia sua vida caminhando em busca de abrigo e comida, estava inserido num clima muito hostil, denominado de “Era do Gelo”. Assim, diante de tantas intempéries, para sobreviver, o homem do paleolítico habitava as cavernas para se proteger do frio extremo, bem como fugir dos animais ferozes.
Já no mesolítico, os homens, denominados de nômades estacionários (relativos às estações do ano) muitas vezes habitavam as cavernas durante o inverno e nos verões acampavam próximo aos rios, o que os levaram a aprender técnicas de pesca e a construírem novas ferramentas (anzóis, flechas, redes, arpões, etc.). Em resumo, a vida nas cavernas do paleolítico foi substituída pela vida ao ar livre.