• Matéria: Português
  • Autor: biducaamo
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia a notícia, identificando os equívocos relacionados a palavras homônimas ou parônimas, e reescreva o trecho com as correções devidas.



POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MAIS DE DUZENTOS MANDATOS DE PRISÃO POR DIA EM SP

A Polícia Federal vem trabalhando muito nas últimas semanas, devido à descoberta de um esquema de corrupção na capital paulista, envolvendo mais de oitocentas pessoas. Nem mesmo políticos graúdos passaram desapercebidos pelas investigações da PF, visto que transferências bancárias vultuosas foram efetuadas nos últimos dias pelos envolvidos, já que o esquema de ação da Polícia foi divulgado pela imprensa. Os mais de quinhentos mandatos cumpridos pelas autoridades não foram bem aceitos pela Assembleia Legislativa, que alega abuso de poder da Polícia e descriminação contra vereadores pertencentes às minorias. Com o eminente cumprimento de mais mandatos nos próximos dias por parte dos agentes da sessão criminal da PF, a cúpula política busca uma saída sem infligir as leis. Por outro lado, a população aplaude a ação da polícia, que age com descrição e competência. Agora é assim: quando a sirena da PF suar, as casas legislativas vão soar.

Respostas

respondido por: nilidis
2

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre homônimos e parônimos.

Homônimos são palavras com significados diferentes, mas que são pronunciadas com o mesmo som.

Parônimos  são palavras com significados diferentes, mas que são pronunciadas quase com o mesmo som.

Mandato está errado, o correto, no contexto, é mandado. Mandato é tempo de exercício de alguma atividade política, enquanto Mandado é uma ordem judicial.

Vultuosas está errado, o correto é vultosas Vultuosas é o nome de uma doença, enquanto vultosas indica em grande quantidade.

Descriminação está errado, o correto é discriminação. Descriminação é o ato de descriminar alguém, enquanto discriminação é o ato de distinguir algo ou alguém.

Eminente está errado, o correto é iminente. Eminente é que está acima de todos. Iminente é o que vai logo acontecer.

Sessão está errado, o correto é seção. Sessão é o espaço de tempo, por exemplo, uma sessão de cinema, enquanto seção é um departamento, escritório, etc.

Descrição está errado, o correto é discrição. Dercrição é o ato de descrever alguém, enquanto discrição é agir sem alarde.

Suar está errado, o correto é soar. Suar é para quem sua, solta água pelos poros, soar é para emitir som.

Soar, no contexto, está errada, o correto é suar. Soar é emitir som. Suar é soltar suor.

A notícia de um modo correto fica:

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MAIS DE DUZENTOS MANDADOS DE PRISÃO POR DIA EM SP

A Polícia Federal vem trabalhando muito nas últimas semanas, devido à descoberta de um esquema de corrupção na capital paulista, envolvendo mais de oitocentas pessoas. Nem mesmo políticos graúdos passaram desapercebidos pelas investigações da PF, visto que transferências bancárias VULTOSAS foram efetuadas nos últimos dias pelos envolvidos, já que o esquema de ação da Polícia foi divulgado pela imprensa. Os mais de quinhentos MANDADOS cumpridos pelas autoridades não foram bem aceitos pela Assembleia Legislativa, que alega abuso de poder da Polícia e DISCRIMINAÇÃO contra vereadores pertencentes às minorias. Com o IMINENTE cumprimento de mais MANDADOS nos próximos dias por parte dos agentes da SEÇÃO criminal da PF, a cúpula política busca uma saída sem infligir as leis. Por outro lado, a população aplaude a ação da polícia, que age com DISCRIÇÃO e competência. Agora é assim: quando a sirena da PF SOAR, as casas legislativas vão SUAR.

Saiba mais sobre homônimos e parônimos, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/178545

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas similares