• Matéria: Português
  • Autor: bluninhasilva
  • Perguntado 9 anos atrás

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Cap. 1.
Letramento
Palavras-chave: letramento, alfabetização, leitura, escrita.
Magda Soares propõe uma análise para distinguir comportamentos relacionados à prática da leitura e escrita, interpretação e produção de texto.
Para Magda Soares, e para os autores por ela investigados, há uma diferença entre palavras comumente utilizadas para identificar aquele que faz a leitura de um texto e aquele que consegue fazer esta leitura retirando conclusões sobre o mesmo. Estabeleceu-se que a grande diferença entre alfabetizado e letrado reside, principalmente, na eficiência com que o leitor consegue interpretar o texto lido. Fazer a leitura de um texto, decodificando as palavras não necessariamente implica na compreensão daquilo que está escrito. Os resultados atingidos, os quais são a compreensão final da obra, é que fazem a diferença. A decodificação das letras e das palavras, bem como a análise eficiente da mensagem transmitida é que possibilita considerar que uma pessoa que decodifica bem um texto possa ser considerada uma pessoa letrada. Ou seja, letrada é aquela que, além de decodificar a simbologia das letras é também capaz de mergulhar no texto, retirando de suas profundezas a mensagem que o autor ou autora quis transmitir.
Desta maneira podemos concluir que alfabetizado é aquele que consegue decodificar um texto, enquanto letrado é aquele que, além de decodificar, consegue subtrair significados que estão além das letras. Esta leitura eficiente é que possibilita ao leitor a sua inserção no contexto social, tornando-o apto a fazer “leituras” de todo o mundo que o rodeia.
Portanto, letramento diz respeito à leitura e escrita de textos que possam transmitir uma interpretação mais aprofundada do mundo e do universo do leitor. Trata-se da leitura e escrita eficazes e eficientes, capazes de abrir ao leitor a leitura de mundo e, enquanto produtor de texto torna-o capaz de produzir textos coerentes e coesos.
Julgamos pertinente a diferenciação feita pela autora. Desta forma, podemos perceber que há uma diferenciação entre a decodificação das letras e a leitura profícua. Percebemos que esta distinção torna-nos mais cônscios de que letrada é aquela pessoa que é capaz de fazer uso da leitura e da escrita de maneira eficaz e eficiente.
Autora: Gleides Ander Nonato
A partir da leitura da resenha, é CORRETO afirmar que
1. A resenha é um gênero discursivo que combina a apresentação das características essenciais da obra resenhada com comentários e avaliações sobre a sua qualidade.
2. A resenha apresenta algum comentário de juízo de valor.
3. O autor da resenha também adiciona informações básicas sobre a obra resenhada.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmação (ões):
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. Todas as afirmativas
c. II e III, apenas
d. I e III, apenas
e. I e II, apenas

Respostas

respondido por: neudsonneudao
1
A partir da leitura da resenha, é CORRETO afirmar que:
Está (ão) correta(s) a(s) afirmação (ões):

b. Todas as afirmativas

BOA SORTE!


respondido por: martinkoliveira
0

Em relação à resenha, pode-se dizer que todas as afirmativas estão corretas. Por conta disso, deve ser marcada a alternativa B.

O que se pode entender sobre resenha?

É possível afirmar que uma resenha é tida como a análise de alguém onde este acaba por expor a sua opinião crítica em relação a algum assunto. O principal objetivo da resenha é convencer o leitor a partir da experiência pessoal do autor.

A resenha pode ser definida como um gênero discursivo que alia as características essenciais da obra com comentários precisos do autor. Por isso, ela apresenta comentários de juízo de valor.

Leia mais sobre resenha em:

brainly.com.br/tarefa/18642534

#SPJ6

Anexos:
Perguntas similares