10- Entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e o fim da URSS (1991), o mundo conheceu um período denominado Guerra Fria. A este respeito, explique o porquê desta denominação e suas principais características.
Respostas
Resposta:
O período da Guerra Fria foi marcado pela bipolarização do mundo, divido entre o Capitalismo (EUA) e Socialismo (URSS). Esse termo foi dado devido ao fato de não ter havido um conflito direto entre as duas potências da época e dentre as principais características estão as disputas ideológicas, investimentos em diversas áreas, como na parte bélica, além das corridas espacial, nuclear... foi um dos momentos em que houve um grande avanço tecnológico.
EXTRA:
Em diversos países existiram guerras ideológicas, como a do Vietnã - até então dividido em dois, onde um era socialista e outro capitalista - e das Coreias, por exemplo. Os Estados Unidos e União Soviética costumavam ajudar com alguns auxílios e tal os países que estivessem em seus respectivos lados.
Também teve a influência capitalista dentro da Alemanha com o Plano Marshall. Com o Muro de Berlim dividindo a Alemanha, a União Soviética, além de administrar a Alemanha Oriental, focou em manter um extremo domínio na Europa Oriental, fazendo até mesmo surgir a expressão "Cortina de Ferro".