Há uma relação muito grande entre o solo, a água, o clima e a vegetação e sempre que o solo passa a ser manejado para qualquer finalidade ocorrem desequilíbrios nessa relação, o que leva à instabilidade desse ecossistema. O lixo é uma das formas mais comuns de poluição do solo e o uso intensivo de agrotóxicos é responsável pela contaminação de grandes áreas. A destruição do manto florestal, os incêndios ambientais ou provocados, e as inúmeras obras de urbanização, aceleram os processos erosivos e vêm destruindo, ao longo dos anos, enormes áreas de solos cultivados. Milhões de toneladas de solos são perdidos todos os anos devido à erosão. Com a introdução da agricultura, o homem modificou o equilíbrio ecológico em numerosas zonas. Muitos animais que no seu ambiente natural são eliminados devido à presença de predadores e parasitas, em outros habitats podem aumentar numericamente de forma considerável. Nesse contexto procura-se identificar a origem da maioria das pragas conhecidas. Para encontrar um novo equilíbrio ecológico e lutar contra os animais e plantas prejudiciais, começaram a ser utilizados, já há vários anos, certos produtos químicos cujo número e eficácia não pararam de aumentar. Entre eles destacam-se pesticidas (fungicidas e inseticidas), agrotóxicas e herbicidas. Mas, o lançamento de quantidades maciças de pesticidas e herbicidas, além de matar os "indesejáveis", destrói muitos seres vivos que interferem na construção do solo, impedindo assim a sua regeneração. Os produtos tóxicos acumulados nos solos podem permanecer ativos durante longos anos. As plantas cultivadas nesses terrenos infectados podem absorvê-los mesmo que eles não tenham sido utilizados para o tratamento delas. Assim se explica a existência de pesticidas nos nossos alimentos principais - leite e carne, por exemplo – e o ápice de sua acumulação ocorre no homem, que se encontra no fim das cadeias alimentares.
Com base na leitura realizada, analise as afirmativas abaixo.
I- Plásticos, tintas, gasolinas, inseticidas e fertilizantes são potenciais poluentes do solo.
II- Alguns componentes eletrônicos, hidráulicos e lâmpadas fluorescentes não precisam de cuidados no descarte, podendo ser acondicionadas em aterros sanitários comuns, sem maiores preocupações com a contaminação do solo.
III- Baterias dispostas ao solo podem provocar câncer em animais.
Está correto somente o afirmado em
Respostas
Resposta: B (I e III)
Explicação:Porque o descarte inadequado de refugos eletrônicos pode desencadear uma série de problemas. O principal deles é a contaminação do meio ambiente com substâncias nocivas, entre elas, metais pesados como mercúrio, berílio e chumbo, altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas. Se jogado no lixo comum, equipamentos como baterias, placas eletrônicas, celulares, monitores e componentes informáticos podem liberar essas substâncias, contaminando o solo e o lençol freático. A queima libera fumaça tóxica, que contamina o ar, podendo provocar diversos danos ao homem. Além disso, os itens plásticos e metálicos demoram séculos para se decompor, poluindo o meio ambiente por várias gerações. Lâmpadas fluorescentes exigem rigorosa atenção no descarte, pois possuem mercúrio em seu interior. É necessário então acomodá-las de maneira cuidadosa. Para evitar que quebrem, devem ser embrulhadas com jornal ou plástico bolha. As lâmpadas devem ser descartadas em locais apropriados de coleta.
Resposta:
B
I e III
Explicação: