(FPS-PE) Pretende-se aquecer e ferver uma amostra de meio litro de água pura, mantida inicialmente na temperatura de 25 ºC, fazendo-se uso de um aquecedor elétrico com potência nominal de 1000 Watts. Sabendo-se que o volume de água a ser aquecido está acondicionado em um recipiente isolado do ambiente, cuja capacidade térmica vale 360 J/ºC e que o calor específico da água é igual a 4180 J/(kg ºC), o tempo necessário para iniciar o processo de vaporização da amostra de água é de aproximadamente:
a) 3 minutos
b) 30 minutos
c) 30 segundos
d) 10 minutos
e) 1 hora
QUESTÃO 2
(UEA) Define-se a capacidade térmica de um corpo (C) como a razão entre a quantidade de calor que ele recebe (Q) e a correspondente variação de temperatura ocorrida (ΔT):
Respostas
Resposta:
questão 1 Letra a).
questão 2 Letra b).
Explicação:
questão 1: A quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de meio litro de água (0,5 kg) até 100 °C – temperatura em que se inicia o processo de vaporização – pode ser determinada pela equação da quantidade de calor sensível.
Deve-se considerar a quantidade de energia que foi gasta no aquecimento do recipiente. Para isso, é possível utilizar a relação entre calor sensível e capacidade térmica (C).
A energia total gasta é a soma das quantidades de energia anteriores.
O tempo necessário para iniciar o processo de vaporização é determinado a partir da equação que define a potência. Essa grandeza pode ser calculada por meio da razão entre a quantidade de energia gasta pelo intervalo de tempo
questão 2:
Sabendo que a taxa de recebimento de energia é de 50 cal/min, depois de 20 min, o corpo terá recebido 1000 cal de calor. A partir da capacidade térmica do corpo e da quantidade de calor recebida, pode-se determinar a variação de temperatura sofrida pelo corpo.
Questão 1)
O tempo necessário para aquecer meio litro de água a 25°C até o processo de vaporização é igual a 3 minutos. Ou seja, a alternativa correta é a letra A.
Resolução
Primeiramente, iremos aplicar a equação fundamental da calorimetria para calcular a quantidade de calor transferido para a água para iniciar o processo de vaporização a uma temperatura de 100°C. Considerando que 0,5 litros de água possuí uma massa de 0,50kg.
A equação fundamental da calorimetria define a quantidade de calor que um corpo irá transferir/absorver para sofrer variação de temperatura. A seguir é apresentado a formulação para seu cálculo:
Sendo:
Quantidade de calor (J ou cal);
Massa do corpo;
calor específico;
Variação de temperatura.
Substituindo nos valores na equação, temos:
Agora, iremos calcular também a quantidade de calor necessário para aquecer o recipiente. Para isso, iremos usar a fórmula da capacidade térmica:
Sendo:
Capacidade térmica;
Quantidade de calor;
Variação de temperatura.
Isolando a quantidade de calor e substituindo os dados na fórmula, temos:
Portanto, a quantidade de calor total necessário para aquecer 0,5 litros de água no recipiente é igual a:
A energia pode ser calculada como o produto entre a potência e o tempo. Como podemos ver abaixo:
Sendo:
E = energia (J);
P = Potência (Watts); e
t = tempo (s).
Sabemos que o a potência do aquecedor usado para aquecer a água é igual a 1.000 watts. Iremos isolar o tempo na equação da energia.
Como a energia total necessária para aquecer a água é igual a 183.750 J o tempo é igual a:
Convertendo para minutos temos:
Questão 2)
A variação de temperatura do corpo é igual a 40 °C. Ou seja, a alternativa correta é a letra B.
Resolução
Como o corpo recebi uma certa quantidade de calor durante 20 minutos a uma taxa constante de 50 cal/min, para determinara quantidade de calor total recebido basta fazer o produto entre o tempo e a taxa de calor recebido.
Dado que a capacidade térmica do corpo é igual a 25 cal/°C para determinar a variação de temperatura basta usar a equação da capacidade térmica apresentado na questão anterior.
Continue estudando em:
https://brainly.com.br/tarefa/23937123