Respostas
Resposta:
Política:
a organização política dos sumérios se dava por meio de cidades-estados, sendo que os elas eram governadas pelos patésis, sumos sacerdotes que governavam as cidades-estados sumérias.
Nelas os patésis eram responsáveis pela aplicação das leis, do exército e das funções administrativas, ou seja, eles possuíam poder absoluto em cada cidade-estado.
Econômica:
A Epopeia de Gilgamesh refere-se ao comércio, com terras longínquas, de mercadorias como madeira, já que esse item representava um material escasso na Mesopotâmia. O cedro do Líbano era especialmente apreciado. Os sumérios usavam escravos, embora esses não representassem a maior parte da economia. Mulheres escravas trabalhavam como tecelãs, prensadoras, moleiras e carregadoras.
A cerâmica suméria decorava vasos com pinturas em óleo de cedro. Os ceramistas utilizavam furadeiras arqueadas para produzir o fogo necessário ao cozimento da cerâmica. Os pedreiros e ourives sumérios não só conheciam como faziam uso de marfim, ouro, prata, galena e lápis-lazúli.
Cultural:
Apesar de que as mulheres poderiam alcançar um status mais elevado na Suméria do que em outras civilizações, a cultura permanecia predominantemente masculina.