Ao levar em consideração a função social dos gêneros textuais, podemos afirmar que o Manifesto se caracteriza como (A) uma tese em que o autor defende seu ponto de vista defendendo a coletividade. (B) uma manifestação argumentativa que discute os valores de uma comunidade. (C) uma manifestação por escrito de um apelo coletivo. (D) uma tese em que o autor discute sobre os direitos de uma população. (E) uma opinião sobre os problemas coletivos de uma comunidade.98
Respostas
A alternativa correta é a letra D: uma tese em que o autor discute sobre os direitos de uma população.
Os gêneros textuais apresentam diferentes funções, seja para persuadir o leitor, para informar a respeito de uma situação, para transmitir uma informação, etc.
Os gêneros textuais são classificados em: descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo, narrativo e injuntivo.
O descritivo tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, objeto, um fato, dentre outros. Como exemplo temos as notícias, currículos, lista de supermercado, diário, etc.
No dissertativo-argumentativo é a exposição de ideias sobre determinado tema. Temos como exemplos uma resenha, artigo de opinião, editorial de jornal, dentre outros.
Abraços!
Ao levar em consideração a função social dos gêneros textuais, podemos afirmar que o manifesto se caracteriza como uma manifestação por escrito de um apelo coletivo. Portanto, o item C está correto.
Chamamos de manifesto o gênero textual usado pelo emissor para se posicionar, por escrito, frente a uma problemática relevante para a sociedade - pode ser de ordem social, cultural, política, ou religiosa.
Os manifestos são gêneros argumentativos, assim, com base em argumentos aceitáveis, objetivam convencer o interlocutor. Por meio desse gênero textual, busca-se impactar a opinião pública. Para isso, são utilizadas estratégias de persuasão e argumentos convincentes.
LINK PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://brainly.com.br/tarefa/31700163