No vôlei temos 6 posições em quadra, cada posição recebe um número, temos posições de ataque e de defesa, quais são elas?
Respostas
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.A posição n.º 2 chama-se saída de rede.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.A posição n.º 2 chama-se saída de rede.A posição n.º 3 chama-se meio de rede.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.A posição n.º 2 chama-se saída de rede.A posição n.º 3 chama-se meio de rede.A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.A posição n.º 2 chama-se saída de rede.A posição n.º 3 chama-se meio de rede.A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.A posição n.º 2 chama-se saída de rede.A posição n.º 3 chama-se meio de rede.A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda.A posição n.º 6 chama-se defesa central.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.
O posicionamento no voleibol ocorre da seguinte forma:
O jogador da posição 1 deverá estar atrás do jogador da posição 2 a direita do jogador da posição 6;
O jogador da posição 2 deverá se posicionar a frente do jogador da posição 1 e a direita do jogador da posição 3;
O jogador da posição 3 deverá se posicionar entre os das posições 4 e 2 e à frente do jogador da posição 6;
O jogador da posição 4 se posicionará a esquerda do jogador da posição 3 e à frente do jogador da posição 5;
O jogador da posição 5 deverá estar atrás do jogador da posição 4 e à esquerda do jogador da posição 6;
O jogador da posição 6 estará entre os das posições 5 e 1 e atrás do jogador da posição 3.
Resposta:
Líbero
Jogador atuando como líberoPosição introduzida no voleibol a partir de 1993, com função, especificamente, de recepção e defesa. Um jogador que atua nessa posição não pode sacar nem concluir uma ação de ataque.
Levantador
Essa posição tem como principal objetivo passar a bola da melhor maneira para quem está atacando, ou seja, quanto melhor for a técnica do levantador, mais fácil será para o atacante marcar o ponto.
Atacante de meio ou central
Além de ter papel fundamental no ataque, o jogador auxilia também na defesa, pois costuma ter altura privilegiada, facilitando o bloqueio do ataque adversário.
Atacante de ponta ou ponteiro passador
Assim como a posição anterior, os atacantes de ponta ou ponteiros passadores também têm função dupla. Além de se preocuparem com as ações ofensivas, têm função defensiva importante. Geralmente, são atletas que apresentam bom passe.
Oposto
Jogador especialista em ações ofensivas da equipe. Recebe esse nome justamente pelo fato de o jogador atuar na posição oposta à do levantador.
Saque
Além de ser a ação que inicia o jogo, o saque também é a primeira ação após o término de uma jogada. A equipe que marcou o ponto no último rali disputado permanece com a posse de bola e a chance de sacar.
Recepção
Trata-se de uma ação direta contra o saque adversário e consiste em receber e controlar esse ataque da melhor maneira possível, amortecendo a bola, com o intuito de fazê-la chegar, por exemplo, às mãos do levantador para que ele efetue o levantamento.
Levantamento
É a ação do jogo que prepara para a finalização de um ataque e costuma ser o segundo toque dos três que a equipe pode realizar. Por ser um fundamento que exige muita habilidade, técnica e percepção de jogo, os levantadores são considerados “a alma” da equipe.
Ataque
É o fundamento que finaliza uma jogada de ataque. Sua execução começa desde o momento da recepção até a ação do levantamento e, normalmente, esse movimento encerra o rali.
Bloqueio
Consiste no ato de impedir, próximo à rede, que o adversário concluir o ataque com sucesso. Esse fundamento tem papel muito importante no jogo, pois, dependendo da maneira como é utilizado, pode ter tanto função ofensiva como defensiva.
Defesa
Como o próprio nome diz, esse fundamento tem como base defender e impedir o ataque adversário quando o bloqueio não foi capaz de fazê-lo. Vale lembrar que é permitido usar qualquer parte do corpo para realizar uma defesa.