• Matéria: Filosofia
  • Autor: Fabianabibiribeiros
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia atentamente o seguinte verso do fragmento atribuído a Parmênides. "Assim ou totalmente é necessário ser ou não." Simplício, Física, 114, 29. A partir do fragmento apresentado, escolha a alternativa que representa corretamente o princípio parmenidiano da verdade
A)O ser é e o não ser é não ser. Ambos podem ser pensados e afirmados, pois é possível pensar e dizer falsidades e o que não existe.
B)Somente o ser é, pode ser pensado e afirmado. O ser coincide com o pensamento e com a verdade. O não ser não é e não pode nem ser pensado nem exprimido.
C)O ser é (existe) necessariamente na natureza, mas pode não existir no pensamento, enquanto não é pensado. A relação entre o ser e o pensamento não é necessária.
D)O caminho da verdade é a via da opinião, que comporta ao mesmo tempo o ser e o não ser. Afirmar totalmente o ser e o não ser implica a opinião verdadeira.

Respostas

respondido por: potito1708
60

Resposta:

letra B

Explicação: A teoria parmenediana estava centrada no que ele chamou de “ser”. O ser das coisas era o princípio fundamental, baseado em uma espécie de ideia infinita e universal. Dessa maneira, tudo o que existia possuía o “ser” dentro de si. O que existe, ou seja, que possui o ser, pode ser enunciado e pensado. O que não existe não poderia, na visão do filósofo, ser pensado e nem enunciado. O problema legado à posteridade foi o problema do erro.

respondido por: larissamagrani
2

Segundo Parmênides, somente o ser é, pode ser pensado e afirmado. O ser coincide com o pensamento e com a verdade. O não ser não é e não pode nem ser pensado nem exprimido (B).

O que nos diz Parmênides?

  • Parmênides acreditava que o Ser não pode ser mutável, pois caso fosse não seria mais ser, mas sim "não ser". As mudanças são ilusórias e enganam os homens.

  • Para ele, as coisas, depois que chegam à sua finitude, voltam às coisas mesmas. E tal frase influenciou o pensamento do filósofo Platão sobre o Mundo das Ideias e a história geral da filosofia.

  • Tudo o que existe é e tudo o que é mutável e fugaz não é mais, pois já foi. Seu antagonista era Heráclito, que afirmava que tudo era mudança (panta rei).

Saiba mais sobre Parmênides em: brainly.com.br/tarefa/20558510

Anexos:
Perguntas similares