• Matéria: História
  • Autor: giovannabilhao52
  • Perguntado 6 anos atrás

PARA PROVA ONLINE ENTÃO É URGENTE
Em 1492, o navegador genovês Cristóvão Colombo realizou uma das maiores descobertas realizadas no período das grandes navegações. Financiado pelos recursos da Coroa Espanhola, esse navegador anunciou a descoberta de terras a oeste. Tal feito acabou inserindo o reino espanhol no processo de expansão marítimo-comercial que, desde o início daquele século, já havia propiciado significativas conquistas para o Império Português ao longo de todo século XV.

Com a ascensão dos espanhóis na exploração de novas terras, o clima de disputa com os portugueses se acirrou. Para que um conflito de maiores proporções fosse evitado, o papa Alexandre VI foi convocado para negociar os limites de exploração colonial entre essas duas potências europeias.

Sobre o tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:
a) Demarcar os direitos de exploração dos países Ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
b) Estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
c) Impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.
d) Reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às índias.

Respostas

respondido por: elisalopes81
3

Resposta:

acho que é d, não tenho certeza


Anônimo: O tratado tinha como principal objetivo, delimitar o comércio pertencente a Portugal e a Espanha. Com essa divisão dar-se o direito de cada um explorar sua parte. Isso se deu graças a expansão marítima mundial da península Ibérica (Europa).
Anônimo: letra A
brunogomestorquato: kk
biancarebecaigor: lkkk
Perguntas similares