• Matéria: História
  • Autor: caiocorbelli1995
  • Perguntado 7 anos atrás

O texto apresenta informações sobre às intenções do rei inglês Henrique VIII.

Durante séculos, o País de Gales e a Escócia persistiram na luta pela preservação de sua independência, apesar das consecutivas invasões e alianças. O primeiro foi dominado durante o reinado de Henrique VIII da Inglaterra (1509-1547), que o integrou para se proteger de uma eventual invasão católica vinda do continente, após ter cortado relações com Roma.

GARZON, Sabrina J. Inglaterra e Escócia: um casamento de interesses. In: História Viva, São Paulo, ano IV, n. 46, p. 72, jun. 2007.

Na Reforma Anglicana, promovida por Henrique VIII, a Inglaterra

(A)
impediu uma reação católica eficiente no continente europeu.

(B)
garantiu a conversão de católicos do País de Gales e da Escócia ao anglicanismo.

(C)
manteve o clero católico no reino inglês, porém o proibiu no País de Gales.

(D)
rompeu relações religiosas e políticas com a Igreja Católica.

Respostas

respondido por: ferretti
8

O século XVI é marcado pelas Reformas protestantes, que percorreram grande parte do continente europeu, desestabilizando a hegemonia católica, que, há muito, era a religião predominante no mundo Ocidental. Podemos observar que, para além dos celebrados nomes de Lutero e João Calvino, também no âmbito do Estado houveram modificações reformadoras por parte de Henrique VIII.

(D) rompeu relações religiosas e políticas com a Igreja Católica.

Henrique VIII queria se separar de sua esposa, e como não havia essa possibilidade dentro do paradigma católico, ele optou por realizar um rompimento político e religioso com a instituição.

Perguntas similares